Tondela e Lamego juntos nos Caminhos de Santiago

Junho 3, 2019 | Sociedade

Os Municípios de Tondela e Lamego passaram a integrar a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago. Um organismo que une 60 entidades, e que ambiciona implementar uma estratégia e sinalética comuns nestas vias de peregrinação que têm como destino a Catedral de Santiago de Compostela, em Espanha. A criação desta associação cultural sem fins lucrativos foi formalizada em Vila Pouca de Aguiar, localidade que também acolhe a sede desta federação.

A Câmara de Tondela esteve representada pelo vereador Pedro Adão, e Lamego pelo presidente Ângelo Moura, e pela vereadora da Cultura, Ana Catarina Graça da Rocha.

A Federação Portuguesa Caminho de Santiago tem como objetivo a promoção, divulgação, organização e gestão dos Caminhos de Santiago em território nacional. Pretende, ainda, delinear e implementar uma estratégia comum em todo o país, bem como uma sinalética igual nestas vias de peregrinação. Para além de revitalizar e dinamizar as variantes do Caminho Português de Santiago como importantes vias de peregrinação.

Escondido entre os socalcos do Douro Vinhateiro, o troço que atravessa o concelho de Lamego do Caminho Português Interior de Santiago oferece neste momento condições adequadas aos peregrinos. A existência de sinalética ao longo de 29 quilómetros é a principal benfeitoria que a Câmara Municipal introduziu neste itinerário espiritual e cultural cada vez mais procurado.