Simone de Oliveira canta nas Festas da Mata em Tondela

Julho 17, 2019 | Sociedade

“É uma homenagem ao seu trabalho, à sua dedicação e à música portuguesa”. Assim justifica Teixeira de Matos, presidente da Comissão de Festas da 65ª edição das Festas da Mata, em Tondela, a presença em palco de Simone de Oliveira na noite do dia 10 de Agosto. A cantora será acompanhada pela Orquestra Casinu´s dirigida pelo maestro Nuno Feist.

Interrompidas há 25 anos, depois das primeiras terem ocorrido nos anos 30 do século passado, as Festas da Mata foram retomadas em 2018. Regressam agora a Tondela pelo segundo ano consecutivo e já têm programa para os dias 9, 10 e 11 de Agosto. E com muitas novidades. A começar pela instituição do Dia do Emigrante, a 11 de Agosto, a também pela recuperação de algumas tradições, nomeadamente a barraca do caldo verde, que fizeram das Festas da Mata uma das mais concorridas da região.

O evento, segundo Teixeira de Matos, “vai privilegiar a música de dança”, com a actuação de mais três grandes orquestras (Smooth Orquestra, Canal 18 e a Golden Orquestra), rondando o orçamento entre os 25 mil e os 30 mil euros. A exemplo do que aconteceu o ano passado, a receita apurada será entregue aos Bombeiros Voluntários de Tondela que, na edição do ano passado, recebeu cerca de 10 mil euros. Já a receita da barraca do caldo verde reverterá a favor da Cooperativa Várius.

As Festas da Mata contam com a parceria estabelecida entre a Câmara Municipal e a União de Freguesias de Tondela e Nandufe. Uma “conjugaçao de sinergias” que permite organizar, rentabilizando recursos e espaços, o Dia do Emigrante, também integrado no evento e dedicado a toda a comunidade de emigrantes do concelho.

“A diáspora é parte integrante da nossa terra e queremos envolvê-la nas soluções que se pretendem implementar. E para que se sinta parte do território, é fundamental encontrar momentos de partilha comuns entre os que estão e os que temporariamente foram à procura de soluções de vida mais consentâneas com as suas expectativas”, justificou o vereador Miguel Torres na apresentação do evento.