O Centro Social e Paroquial de São Joaninho (CSPSJ), em Santa Comba Dão, é a primeira Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS),a nível nacional, a receber o prestigiado Certificado Biosphere,como reconhecimento das práticas sustentáveis adotadas.
O Certificado BiosphereSustainable foi entregue no dia 24 de Janeiro pela CEO da Biosphere Portugal, Patrícia Araújo, em cerimónia que contou com a presença do presidente do CSPSJ, padre Virgílio Rodrigues; da diretora técnica, Elisabete Costa; do presidente da Junta de Freguesia de São Joaninho, Daniel Gonçalves; e do presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Leonel Gouveia.
“Este momento histórico destaca o compromisso exemplar do Centro Social e Paroquial de São Joaninho com a sustentabilidade económica, social e ambiental”, referiu a diretora técnica, Elisabete Costa.
Para a atribuição deste certificado foram tidos em conta 17 objetivos de desenvolvimento sustentável. “Cumprimos todos os critérios de orientação, de acordo com o que foi definido pelas Nações Unidas, previstos na agenda 2030, em termos de sustentabilidade, no âmbito da economia, meio social e ambiente. Cada um dos objetivos incorpora um conjunto de ações que têm de ser realizadas e que constam do nosso plano de ação relativamente à sustentabilidade que, devidamente auditado, deu origem a esta certificação, que reflete o nosso objetivo em termos de gestão”, explicou.
O CSPSJ pretende ser um exemplo a seguir e incentivar outras pessoas e instituições a adotarem medidas sustentáveis. “Este certificado veio comprovar a importância das práticas que já estávamos a implementar na nossa instituição e queremos estimular outros a seguir esta dinâmica”, acrescentou o presidente da direcção, padre Virgílio Rodrigues.
O Centro Social e Paroquial de São Joaninho, que este ano assinala 18 anos de existência, dispõe da valência de Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI), que conta com 80 utentes e 50 colaboradores.
Fonte: Gabinete de Informação da Diocese de Viseu