Mais de 1.100 automóveis, motos e aviões no Caramulo Motorfestival

Agosto 31, 2019 | Sociedade

Markku Alén e Filippe Albuquerque figuram entre a mais de uma dezena de pilotos convidados para a XIV edição do Caramulo Motorfestival, que regressa à serra que lhe deu o nome nos dias 6, 7 e 8 de setembro. Organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com o Automóvel Club de Portugal, é o maior festival motorizado em Portugal, este ano com mais de 1.100 automóveis, motos e aviões e a maior programação de sempre, recheada de novidades e caras conhecidas.

Um dos pontos altos do Caramulo Motorfestival será a Rampa Histórica Michelin, prova direccionada aos automóveis clássicos, históricos e de competição, nas categorias de velocidade e regularidade, com a parte desportiva a cargo do Clube Automóvel de Viseu. A Rampa do Caramulo celebra 40 anos em 2019, data essa que será assinalada durante o Caramulo Motorfestival com uma exposição temporária intitulada “Rampa do Caramulo – 40 Anos”, patente no Hotel do Caramulo e com entrada livre.

Como é hábito, o evento vai também contar com uma longa lista de pilotos convidados a participar na Rampa Histórica Michelin e no convívio com o público. Entre estes encontra-se Markku Alén, o piloto que detém o título de maior número de vitórias em estágios no Campeonato Mundial de Rali, que se estreia no evento e que irá fazer as delícias dos amantes dos ralis e da velocidade. Juntam-se a ele, ainda, Filipe Albuquerque, o piloto português que compete actualmente no Campeonato DTM e Pedro Marreiros, actual Campeão de Espanha Gts.

Para assinalar os 40 anos da Rampa do Caramulo, o Caramulo Motorfestival vai ainda contar com a presença de vários pilotos que correram na prova nos anos 70 e 80 como Albino Abrantes, Ni Amorim, António Rodrigues, Edgar Fortes, Araújo Pereira, António Barros, Veloso Amaral ou Alcides Petiz.

Uma das novidades de 2019 será a criação do Motorlândia Fun Park, um autêntico parque de diversões que, dentro do pavilhão desportivo, contará com a Pista Júnior Prio, uma pista de karts eléctricos, um comboio para crianças, um Gaming Center repleto de jogos e simuladores e de outras atracções, como por exemplo experiências de Realidade Virtual ou a presença da Xbox com vários jogos.

Por sua vez, a Feira de Automobilia do Caramulo passa este ano, pela primeira vez, para a zona exterior do evento, aproximando assim os expositores dos visitantes.

Outras novidades incluem a introdução de uma Pista de Trial, onde além de poderem assistir a demonstrações em moto e bicicleta realizadas por pilotos profissionais, o público (miúdos e graúdos) vai poder realizar baptismos de Trial em motos eléctricas.

O perímetro do evento vai também ser alargado para poder dar resposta à crescente procura de clubes e particulares, que querem visitar e participar no Caramulo Motorfestival, com os seus automóveis e motociclos clássicos.

 

PROGRAMA PARA TODA A FAMÍLIA

O evento é gratuito e a organização mantém a aposta numa programação abrangente e dirigida ao público em geral e às famílias em particular, que inclui actividades lúdicas, parques infantis insufláveis, gastronomia, bares e zonas chill out com música durante todo o evento.

Há também um Drift Show, com automóvel e moto, uma pista TT para todos os visitantes que se queiram juntar em veículos de todo-o-terreno, um Monster Truck Show e a clássica concentração e desfile militar Jeep Attack!, que este ano assinalará os 75 anos sobre o Dia D.

Ao longo de todo o fim-de-semana, o público vai poder ainda deliciar-se com mais um clássico do Motorfestival que atrai todos os olhares: o espectáculo aéreo de aviões clássicos, que conta com modelos históricos pilotados por experientes aviadores, seja em voo de desmonstração ou acrobático.

Característicos do Caramulo Motorfestival, regressam ainda os passeios e ralis de automóveis como a Rota das Clássicos, o Encontro Porsche, o Passeio Caramulo TT para veículos todo-o-terreno, o Passeio Histórico Salamanca-Caramulo e o passeio 200 Milhas, além da estreia do Passeio Abarth, que celebra 70 anos da marca italiana do escorpião.

As duas rodas também estarão representadas em peso no Encontro das Café Racers, no Encontro das Cinquenta, na concentração Vespa Caramulo, no Passeio Ducati, na Raiada do Caramulo, dedicada às bicicletas antigas e com a novidade do Encontro Mini Honda, que vai trazer um batalhão de modelos Monkey e Mini Trail, antigos e modernos.

Tal como em 2018, o Caramulo Motorfestival vai ser transmitido em directo por um canal de televisão na TV cabo, assim como em Live Streaming para todo o mundo via internet. A cobertura vai abranger todo o evento, incluindo a Rampa Histórica do Caramulo, os bastidores, os sub-eventos e entrevistas aos pilotos e participantes, entre outros.

 

MARCAS JUNTAM-SE À FESTA

Em 2019, o Caramulo Motorfestival passará a contar com novas marcas presentes como sejam a Porsche, que irá trazer o seu Mobile Center, assim como um esquadrão de modelos desportivos, a Alfa Romeo, a Abarth, que vai celebrar os seus 70 anos com a presença de modelos de diferentes épocas, a Prio, que apadrinha um Air Show e uma pista para crianças, a Alpine, a Fidelidade, a Michelin, que rebaptizou a Rampa Histórica nos seus 40 anos, a Sagres 0.0%, a nova marca da Central de Cervejas, a RM Sotheby’s, que promove a venda dos 130 automóveis clássicos da Colecção Sáragga ou a Cauny, a marca histórica de relógios portuguesa que está de volta após décadas e que irá premiar as vencedoras na categoria de Senhoras da Rampa Histórica Michelin, assim como os vencedores do Prémio João de Lacerda e do Prémio Jacques Touzet.

A estas marcas juntam-se as já residentes Bentley, Castrol, Carglass, Martin Miller’s, Strong Charon, Ascendum, Câmara Municipal de Tondela, Turismo do Centro, Antena 1, RTP, Jornal dos Clássicos e Banco BPI.