Em tempos de pandemia, Meia Maratona dá lugar à iniciativa “Tondela pela Vida”

Abril 17, 2021 | Sociedade

A pandemia obrigou o Município de Tondela a reinventar alguns dos seus eventos mais emblemáticos. É o caso da iniciativa “Tondela pela vida”, no Dia da Mãe (2 de Maio), data em que teria lugar a IV Meia Maratona Internacional de Tondela – Ecopista do Dão. Designada «Pela Vida Contra o Cancro», a iniciativa conta com as parcerias da Liga Portuguesa Contra o Cancro e da Fresenius Kabi. E associa o desporto, a solidariedade e os afetos.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, uma das imagens de marca das últimas edições da Meia Maratona de Tondela é a grande capacidade de renovação, ano após ano, assumindo-se hoje como “um projeto dinâmico e fixado no calendário nacional das grandes provas deste género”.

“Esta iniciativa (Tondela pela Vida) espelha a essência da Meia Maratona, que se adaptou aos tempos que atravessamos, carregados de restrições para evitar contágios. E foi nesta linha da reinvenção que, não podendo correr em conjunto, como vinha sendo prática habitual, cada um será desafiado a correr ou caminhar com a sua família, partilhando depois estes momentos”, acrescentou.

Os participantes deverão inscrever-se online e de forma gratuita, para depois poderem partilhar a prática desportiva que selecionarem, através do envio de um vídeo ou de uma fotografia. “Com isto pretendemos que, neste dia, o desporto seja rei, ao mesmo tempo que cada um homenageia a sua localidade”.

A solidariedade marca também presença, ficando ao critério de cada um fazer um donativo diretamente para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, exatamente no Dia da Mãe, dia conhecido por todos por ser especialmente dedicado aos afetos.

Para dar a cara pelo evento, foram escolhidos três embaixadores: a incontornável Aurora Cunha, associada ao evento desde a sua génese; o consagrado ator da ACERT e do grande público nacional Pompeu José; e o eclético músico e compositor tondelense Samuel Úria.

“Aurora Cunha é o verdadeiro emblema deste grande evento desportivo a que nos habituámos e jamais poderia ficar de fora do Tondela pela Vida, que se alicerçou em mais duas grandes figuras do nosso concelho e que diariamente fazem chegar o nome de Tondela ao resto do país”, sustentou José António Jesus.

A inscrição para participar nesta iniciativa é feita online em www.cm-tondela.pt e de forma gratuita, cabendo ao Município de Tondela o envio antecipado do Kit de participante (tshirt técnica, dorsal e brindes diversos).

No momento da inscrição é dada a oportunidade (facultativa) de poder fazer um donativo diretamente para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, entidade sem fins lucrativos que, ao longo do ano, desenvolve inúmeras atividades de ajuda a portadores de doenças graves e oncológicas, para além de ser gestora e financiadora do rastreio a nível nacional do cancro da mama.

Na manhã de 2 de maio, em que se assinala o Dia da Mãe, está agendada uma largada de pombos simbólica. A largada de pombos terá lugar na entrada principal do Parque Urbano de Tondela.