Efectuados mais de 400 testes em IPSS e instituições de Viseu

Abril 28, 2020 | Sociedade

Em apenas 7 dias, o Município de Viseu já efetuou testes ao COVID-19 a mais de 400 colaboradores de IPSS, lares residências para pessoas idosas, pessoas portadoras de deficiência e crianças e jovens em risco.

Esta operação, articulada com o Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, já passou por mais de duas dezenas de instituições, onde enfermeiros do Centro Humanitário Vale do Dão da Cruz Vermelha Portuguesa, acompanhados dos Bombeiros Sapadores de Viseu, estão a efetuar a recolha de amostras pelo método de zaragatoa.

Estes testes têm sido acompanhados pela Vereadora responsável pela área da Saúde, Ermelinda Afonso.

“É decisivo garantir as corretas e seguras condições de trabalho dos colaboradores destas Instituições, para assim melhor protegermos os seus utentes”, explica o Presidente da Câmara de Viseu António Almeida Henriques, adiantando que “esta operação de larga escala visa evitar o contágio e a propagação do vírus junto de populações de risco”.

As colheitas são feitas dois dias antes do início de cada turno, com compromisso de isolamento na habitação antes de iniciarem o período de trabalho; caso o teste dê positivo, a pessoa em causa é orientada por profissionais de saúde, não entrando, assim, ao serviço na Instituições.

Até ao momento, ainda não foi registado qualquer teste positivo ao COVID-19.

O Município prevê que esta operação chegue a cerca de 1.700 colaboradores de meia centena de instituições de Viseu.