Cafetaria Inclusiva e Solidária de porta abertas no centro histórico de Viseu

Março 21, 2025 | Sociedade

Já está aberta ao público na Rua Dom Duarte, 55 e 57, a Cafetaria Solidária e Inclusiva DoceMente II, da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viseu. Um espaço que traz agora “mais calor” ao centro histórico, como reconheceu, na inauguração, o presidente da Câmara Municipal, Fernando Ruas.

Sob o lema «Um Sorriso Inclusivo”, DoceMente II é um projeto inovador que promove, segundo os promotores, “a equidade, a inclusão social e a integração laboral de pessoas com deficiência e/ou doença mental, incluindo os formandos da APPACDM Viseu. Para a instituição, “os viseenses têm ainda a oportunidade de conhecer e sentir a realidade do universo humano”.

Na primeira sala – de cafetaria – o DoceMente II disponibiliza um menu baseado em produtos locais, frescos, e saudáveis, onde se podem provar diversos produtos da quinta da APPACDM Viseu, disponíveis para takeway. Há também chás, infusões e biscoitos secos, entre outros produtos também produzidos na instituição.

Numa segunda sala, multivalente, decorrem atividades, reuniões e eventos, como workshops, debates e exposições. A “parede galeria” tem já patente uma exposição do consagrado fotógrafo viseense, José Alfredo. A mostra explora a universalidade do sorriso como linguagem que “transcende todas as barreiras, a densidade humana e a beleza de diferentes formas de expressão”.

Ao projeto da Cafetaria solidária e Inclusiva DoceMente II, foi atribuído o prémio «Capacitar» do BPI – Fundação “la Caixa”, o que permitiu o financiamento do investimento realizado. “Para a viabilidade económico-financeira da exploração do espaço, “foi ainda essencial todo o apoio do Município de Viseu, através da cedência de um espaço com as condições e localização adequadas ao projeto”, reconhece o presidente da APPCDM de Viseu, Pedro Baila Antunes.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.