Beneficiários do «Viseu Habita» passaram Natal em casa nova

Janeiro 5, 2021 | Sociedade

O Município de Viseu concluiu a reabilitação total de mais três habitações do concelho, ao abrigo do programa municipal VISEU HABITA. Duas das situações recorreram ainda ao VISEU SOLIDÁRIO, contando com um apoio superior por parte da autarquia. Os três edifícios, devolutos há vários anos, foram totalmente recuperados e vão agora ser a casa de três agregados familiares com filhos menores.

“Ambos os programas assumem um papel fundamental, especialmente no período que atravessamos, para garantir o conforto e condições de vida a muitos viseenses”, afirma António Almeida Henriques, Presidente da autarquia. Desde 2014, o VISEU HABITA e o VISEU SOLIDÁRIO já apoiaram 564 famílias do concelho, num montante global que ultrapassa os 3,6 milhões de euros. O cariz solidário dos programas estende-se, inclusive, aos fornecedores, já que muitas empresas aceitam participar na recuperação de imóveis com custos reduzidos.

Enquanto o VISEU HABITA é um programa municipal de apoio à reabilitação de habitações de pessoas e agregados familiares carenciados do concelho de Viseu, o programa VISEU SOLIDÁRIO, na sua vertente habitacional, presta apoio complementar a pessoas ou agregados familiares, de manifesta precariedade habitacional e económica. O programa atua em complemento ao VISEU HABITA, enquadrando automaticamente apoio suplementar a famílias que apresentem elevada carência económica.

A autarquia viseense aprovou recentemente uma verba próxima dos 400 mil euros para apoiar diretamente 58 famílias em 2021, assegurando assim a continuidade destes programas. “Num momento tão difícil para os viseenses, e os portugueses em geral, realço que não deixámos nenhuma candidatura pendente e o apoio da autarquia é transversal a todo o concelho, apoiando projetos em 21 das 25 freguesias”, afirma António Almeida Henriques, que confessou aos beneficiários estar “muito feliz pelo Município poder contribuir para esta verdadeira prenda de Natal”.