Testes a bombeiros, a funcionários de lares e instituições de apoio à deficiência em Tondela

Abril 21, 2020 | Região

O Município de Tondela informa que vai concretizar a realização de testes à COVID-19, em bombeiros do concelho que tenham transportado nos últimos 14 dias doentes suspeitos ou que, depois disso, tenham transportado um doente que venha a revelar-se positivo.
A realização destes testes tem o propósito de despistar qualquer situação assintomática e estabelecer o necessário conforto a estes profissionais de socorro.
O Município de Tondela tem vindo também a suportar parte dos custos dos testes de COVID-19 a funcionários de lares, que estejam a fazer turnos contínuos de 7 dias/24h, antes de entrarem no turno semanal, de forma detetar a hipotética presença do vírus.
Agora, estas instituições deixam de ter qualquer custo na realização dos testes à COVID-19, fruto de um projeto desenvolvido pelo Município de Tondela, com o Ministério da Solidariedade, Emprego e da Segurança Social.
Serão igualmente realizados testes junto da unidade de apoio à deficiência – a Cooperativa Vários, bem como junto de outros profissionais de Lares, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Misericórdias.
Fruto do entendimento que o presidente da Câmara Municipal de Tondela teve com as diferentes instituições sociais, também passarão a ser testados todos os utentes de lares que tenham de se deslocar a urgências hospitalares, por razões diferentes da COVID-19.
Ao regressarem ao Lar, estes ficarão em isolamento até serem testados, afastando os riscos de contágio no seio da instituição.