Resende com três novos monumentos de interesse público

Janeiro 27, 2013 | Região

Os conjuntos arquitetónicos da Ponte de Ovadas, na freguesia de Ovadas, a Ponte da Lagariça, em S. Cipriano, e a Ponte de Carcavelos em Cárquere, acabam de ser classificados monumentos de interesse público pela secretaria de Estado da Cultura.

Situada sobre o Rio Cabrum, a Ponte de Ovadas, no lugar de Ovadas de Baixo, servia o caminho medieval que atravessava as Terras de Resende, preservando ainda uma integridade e uma autenticidade que bem testemunham a época da sua construção e respetivas vivências históricas.

A Ponte da Lagariça, também sobre o rio Cabrum, situa-se nos limites das freguesias de Freigil e S. Cipriano e foi construída na Baixa Idade-Média, sendo a sua característica principal o tabuleiro em duplo cavalete, rampante, constituindo o indício de medievalidade. Na fundamentação da sua classificação é destacado o facto de preservar características da sua construção principal.

A Ponte de Carcavelos, sobre o rio Corvo, em Arrifana, freguesia de Cárquere “constitui um excelente exemplar de arquitetura monumental viária na região”, e apresenta um tabuleiro retangular que assenta sobre um grande arco de volta perfeita.

De referir que a Câmara Municipal de Resende muito contribuiu para que estes monumentos possuam esta categorização. Exemplo disso, foram as obras de requalificação que executou na zona envolvente da Ponte da Lagariça, criando uma ampla zona ribeirinha de lazer e reforçando estruturalmente a ponte, para além de beneficiações diversas de acesso da via pública ao leito do rio.

 

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.