Requalificação das margens do Dão em Alcafache vai custar 700 mil euros

Julho 2, 2012 | Região

 

A Câmara Municipal de Viseu já deu início a mais uma empreitada de requalificação ambiental do espaço público das margens do rio Dão/Termas de Alcafache (do lado deste concelho), numa área total de 15.145 metros quadrados. A obra, a cargo da Empreigalde – Engenharia e Construção, SA, com duração prevista de 365 dias, insere-se no Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE) e representa um investimento de mais de 700 mil euros da autarquia viseense.

Requalificação paisagística das margens, iluminação pública, construção de parque de lazer/merendas, percursos pedestres, arruamentos e passeios, são algumas das intervenções a concretizar. Na zona fluvial (correspondente a uma área de 8.900 m2) serão melhorados os açudes aumentando do espelho de água, criadas infraestruturas de apoio à prática balnear, espaços de estar e lazer, parques de merendas, percursos pedonais, um parque infantil, iluminação pública, sinalética e mobiliário urbano.

Relativamente ao espaço público a intervencionar (cerca de 5.000 m2) o projecto prevê a repavimentação quase total da área, aumentando o estacionamento e implementando novas redes de infraestruturas, tais como: iluminação pública, águas pluviais, ecopontos e ainda novo mobiliário urbano e sinalética, estando ainda prevista a beneficiação do espaço actualmente utilizado por vendedores ambulantes. O percurso pedestre existente será também reabilitado.