Rede Ciclável quer pôr viseenses a pedalar mais

Julho 26, 2018 | Região

Viseu continua a dar passos seguros a caminho da eficiência e da sustentabilidade energética e ecológica. Com intervenções em várias frentes, desta vez o Município decidiu aprovar a abertura do processo com vista ao lançamento da Rede Ciclável de Viseu. Pioneiro e inovador, o projecto quer por os viseenses a pedalar mais no miolo citadino. E, se possível, a recorrer aos transportes públicos e privados em regime de complementaridade cada vez mais acentuada.

O projecto da Rede Ciclável de Viseu será desenvolvido em três fases, a primeira das quais já aprovada pelo executivo municipal: caracterização do centro urbano na perspectiva da mobilidade suave; definição de uma estratégia concertada de mobilidade suave; e a estruturação de eixos preferenciais de mobilidade na cidade.

Numa fase posterior, o Município viseense irá definir os pontos de intermodalidade que a Rede Ciclável de Viseu terá com outros transportes públicos. “Um modelo de gestão de um sistema de bike sharing e estruturar-se-á um modelo de gestão e manutenção da infraestrutura”, refere a Câmara de Viseu.

A tipologia do percurso, segundo o Município, foi adaptada ao perfil de rua existente, criando-se condições de segurança e conforto para os utilizadores, sem comprometer a mobilidade viária e pedonal existente e a disponibilidade de estacionamento. “Estas tipologias seguem o Guia de Boas Práticas para a conceção de ciclovias desenvolvido pelo CEAP – Centro de Estudos Arquitetura Paisagista do ISA – Instituto Superior de Agronomia, bem como as orientações técnicas do IMTT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestes, IP”.

Com a aprovação do projecto de execução e abertura do procedimento para o lançamento da Rede Ciclável de Viseu, o Município dá um passo em frente na primeira fase do Plano de Mobilidade Suave da cidade de Viseu. No fundo, um novo modelo de mobilidade sustentável que concorrerá para aumentar a qualidade de vida dos cidadãos.

© 2013 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.