Primeiro doutorado em Medicina no Hospital de Viseu

Abril 10, 2013 | Região

O CHTV – Centro Hospitalar Tondela-Viseu, EPE, conta nos seus quadros desde o dia 19 de Março, com o primeiro doutorado em Medicina, na especialidade de Medicina Interna. Trata-se de Luís Nuno Costa Matos, de 37 anos, médico interno do Serviço de Medicina, o primeiro desta unidade de saúde a prestar provas de doutoramento na Universidade de Coimbra, na área de medicina Interna Fígado, tendo sido aprovado com Distinção e Louvor (20 valores).

O presidente do Conselho de Administração e Diretor Clínico do Centro Hospitalar Tondela Viseu, Ermida Rebelo, associa-se na Homenagem e Honorificência, a Luís Matos, “na certeza que num futuro, muito próximo, outros colegas, prossigam a procura do patamar de excelência”.

Bolseiro de Mérito do Hospital S. Teotónio EPE, pelo trabalho “Estudo da Cinética do Ferro na Doença Hepática Alcoólica: Papel da Hepcidina e das Mutações HFE”, em 18 de Fevereiro de 2011, Luís de Matos é autor da Melhor Comunicação oral da 15ª Reunião da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado / 2ª Reunião Luso-Brasileira de Hepatologia, realizada em Coimbra a 13 e 14 de Abril de 2012, pelo trabalho “A Expressão Hepática de Hepcidina Encontra-se Significativamente Diminuída na Doença Hepática Alcoólica”.

Luís de Matos concluiu o 12.º ano com a média de 19 valores na Escola Secundária Alves Martins, em Viseu, tendo entrado na Universidade de Coimbra em 1993, com 80 pontos de média de acesso, concluindo ali, em 1999, a sua licenciatura com classificação final de bom com distinção.

O primeiro médico doutorado do CHTV coordena, desde 2005, a Consulta de Medicina Interna – Hepatologia nesta unidade de saúde, onde, desde 2006, é membro dinamizador do Serviço de Medicina Interna 1 na Comissão de Gestão do Risco Clínico. È ainda, para além de muitas outras funções, Professor Auxiliar Convidado e Regente Local do módulo de formação clínica “Envelhecimento e Geriatria”, do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade de Aveiro.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.