Primeiro curso de formação arrancou no «Viseu estaleiro-escola»

Dezembro 14, 2016 | Região

Já arrancou a oferta formativa em técnicas de reabilitação de património construído no “Viseu Estaleiro-Escola”. Um projeto pioneiro no país que aposta na qualificação da mão-de-obra e sensibilização do setor da construção para a reabilitação do património edificad. O primeiro dos cursos do centro de formação é dedicado a práticas de conservação e regeneração de estruturas tradicionais de madeira.

O objetivo do curso “Reabilitação de Elementos de Madeira” é duplo: por um lado, qualificar mão-de-obra com experiência para a reabilitação deste tipo de estruturas e, por outro, sensibilizar os profissionais do setor da construção para boas práticas de conservação e reabilitação sustentável do património edificado, salvaguardando a sua identidade e valor originais.

A formação é eminentemente prática e tem por destinatários técnicos profissionais de carpintaria com dois anos de experiência mínima no setor da construção. A frequência é gratuita e os alunos obterão o nível 2 de formação, no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações. Será um total de 192 horas de formação, com início a 25 de novembro e fim a 25 de fevereiro, às sextas e sábados.

O centro de formação elege a ambição de criar um novo stock de competências humanas e técnicas  em reabilitação do património edificado, contribuindo ao mesmo tempo para a empregabilidade de jovens, para a reconversão e modernização do setor da construção civil e para a promoção da reabilitação sustentável do centro histórico de Viseu.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “o Viseu Estaleiro-Escola é mais um passo dado na concretização da estratégia de reabilitação sustentável do centro histórico. Completamos mais uma peça deste puzzle de valorização e qualificação do nosso património edificado.”

Promovido pelo Município de Viseu no quadro do “Plano de Ação Viseu Património”, em parceria com o Instituto Politécnico de Viseu (IPV), a Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV), a Viseu Novo SRU e o GECORPA – Grémio do Património, o “Viseu Estaleiro-escola” é um projeto de formação pioneiro e inovador no país, com vocação prática e profissionalizante.

O “Viseu Estaleiro-escola” traz a Portugal um conceito de formação profissional alternativa e de laboratório aplicado, voltado para a reabilitação de património em contexto real, sendo destinado a jovens interessados num percurso profissionalizante, desempregados e quadros de empresas na área da construção.

Este primeiro curso decorre no IPV e conta com a organização executiva da Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV).

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.