Parque Ambiental da Alameda dá mais qualidade de vida em Sátão

Outubro 29, 2021 | Região

Os munícipes de Sátão, e não só, têm agora à sua disposição uma infraestrutura lúdico-pedagógica. Inserido numa zona central do núcleo urbano de Sátão (a Rua dos Combatentes), e inaugurado no Dia da Igualdade do Género, o Parque Ambiental da Alameda tem o nome de uma benemérita satense: Eduarda Encarnação Rodrigues, já galardoada com a medalha de Ouro do Município.

Era um espaço em péssimas condições, dentro do núcleo urbano e, daí a necessidade de lhe dar uma nova vida. Neste caso com uma infraestrutura que tem como principal objectivo proteger o ambiente e promover a eficiência de recursos, contribuindo assim para o bem-estar da população”, concretizou o presidente da Câmara Municipal de Sátão, Alexandre Vaz, no dia da inauguração.

Adjudicado por 350 mil euros, com IVA incluído, o Parque Ambiental da Alameda, com uma área de 3.900 metros quadrados, teve uma comparticipação de 80 por cento, através do Programa Operacional Regional do Cento (Centro2020).

O Parque inclui um conjunto de zonas que aliam a estética à funcionalidade, privilegiando não só o bem estar físico das populações, como e sobretudo dos alunos das escolas. Nomeadamente um edifício de apoio, uma estufa, hortas pedagógicas, zona desportiva e de lazer, zona de bosque, percursos pedonais e zonas de estadia, zona de reciclagem e compostagem complementadas com diferentes estratos: arbóreo, arbustivo, herbáceo, trepadeiras e suculentas.