Novo hospital de Lamego garante 10 mil cirurgias/ano

Fevereiro 28, 2013 | Região

Já em funcionamento desde o dia 11 de Fevereiro, junto ao nó da A24, o novo Hospital de Proximidade de Lamego disponibiliza aos utentes do Douro Sul um serviço de medicina interna com 30 camas para doentes agudos e uma urgência básica qualificada com o apoio de especialidades médico-cirúrgicas. Os três blocos operatórios têm capacidade para a realização de 10 mil cirurgias por ano.

Com um investimento estimado em cerca de 42 milhões de euros, a nova unidade hospitalar, lançada em Agosto de 2009, privilegia a componente de ambulatório com o objetivo de reduzir o impacto do internamento na vida dos doentes e das suas famílias. A atividade centra-se nas seguintes valências: cirurgia de ambulatório, consulta externa, urgência básica qualificada, hospital de dia e visitas domiciliárias.

Classificado como hospital de referência (preferencial) de cirurgia de ambulatório para toda a área de influência do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, que integra as unidades de Vila Real, Chaves, Lamego, Peso da Régua e unidade de cuidados paliativos em Vila Pouca de Aguiar, reserva ainda sete camas para a prestação de cuidados paliativos a doentes graves. Francisco Lopes, presidente da Câmara Municipal, acredita que “apesar do reduzido número de camas, terá capacidade para garantir uma resposta suficiente aos doentes agudos”.

De modo a garantir a melhor orientação de veículos e pessoas, e evitar quaisquer perturbações nesta fase de arranque, a Câmara Municipal de Lamego já procedeu às necessárias alterações na sinalização de trânsito e das respetivas placas informativas.

Em simultâneo, também está a ser avaliada a atual rede de transportes urbanos – Verdinho – com o objetivo de reforçar a mobilidade dos funcionários e dos utentes que vão passar a recorrer ao novo equipamento.