Município de Vouzela e Quercus estabelecem parceria pela biodiversidade

Maio 9, 2014 | Região

O Município de Vouzela e a Quercus assinalaram o Dia Mundial da Terra (22 de Abril), com a assinatura de um protocolo de adesão ao projecto «Parcerias pela Biodiversidade», uma rede nacional de municípios que tem como missão a valorização das áreas classificadas e a promoção da biodiversidade. O protocolo agora assinado vai já ter efeitos práticos já a 13 de Junho, com a realização de um workshop sobre bosques climáticos, que inclui uma visita aos carvalhais da Penoita.

O presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira, sublinha que este protocolo é mais um passo dado pela autarquia na valorização e preservação da biodiversidade do concelho, no seguimento de outras iniciativas, nomeadamente a edição do livro «Património Natural – Árvores e Florestas do Concelho de Vouzela» e a inventariação do risco de incêndio no concelho de Vouzela. O autarca considera a floresta e o espaço rural um sector estruturante da acção do Município, adiantando que 10% do orçamento da Câmara Municipal é direccionado para a protecção civil e para a conservação da natureza.

Para Rui Ladeira, uma das prioridades da autarquia é aumentar a área classificada do concelho, actualmente com 30 hectares, para 4.000 hectares, “de forma a garantir o legado que nos foi deixado pelos nossos antepassados e a valia ambiental que daí advém”.

O presidente da Direcção Nacional da Quercus, Nuno Sequeira, defendeu que este protocolo irá permitir que a Quercus possa fazer um trabalho ao nível da exigência de mais transferências para estes territórios com áreas classificadas. “Mas não só, o documento irá também permitir que a economia verde seja uma realidade, potenciando o chamado empreendedorismo verde”.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.