Município de Viseu transfere mais 1,3 milhões para as freguesias

Janeiro 29, 2020 | Região

O Executivo Municipal aprovou os protocolos de delegação de competências para 2020 nas Juntas de Freguesia, cujo valor total é superior a 1,3 milhões de euros. Face a 2019, o Município aumenta o montante a transferir em quase 8%. Nesta delegação de competências está prevista a manutenção de espaços verdes, limpeza de vias, espaços públicos, sarjetas e sumidouros. As freguesias ficam ainda responsáveis pela manutenção de espaços envolventes a estabelecimentos do pré-escolar a 1.º ciclo, assim como por pequenas reparações nesses espaços de ensino.

A delegação de competências compreende ainda gestão e reparação de equipamentos desportivos e percursos pedestres e a colocação de placas de toponímia. Destaque para o facto de a Junta de Freguesia de Viseu ficar, a partir de agora, responsável por um conjunto de tarefas mais alargado, no que diz respeito à limpeza de vias e espaços públicos.

“Acredito que o que é feito na proximidade é muito melhor e é por isso que delego nas Juntas de Freguesia este conjunto de competências”, explica o Presidente da Câmara, Almeida Henriques.

Ainda segundo o autarca, o Município de Viseu tem vindo a fazer “um investimento de proximidade sem precedentes”, que “promove a coesão social e nos permite crescer ainda com maior homogeneidade”.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.