Município de Resende avança com obras estruturantes no concelho

Fevereiro 18, 2021 | Região

O Município de Resende vai avançar com a concretização de três importantes projetos de investimento para o concelho, integrados na Requalificação Urbana no Espaço Público à Envolvente Norte da Vila de Resende. Com início previsto para março, a intervenção divide-se em quatro zonas distintas: Envolvente ao Centro de Saúde e Palácio da Justiça; Envolvente à Câmara Municipal, Auditório e Piscinas Municipais; Envolvente à Escola Secundária e Posto da GNR; e Envolvente à Igreja da Imaculada Conceição. O investimento global ascende 1.360.565,62 euros, montante cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte – Portugal 2020.

A intervenção, centrada num espaço que se apresenta bastante desqualificado e com reduzido ambiente urbano, tem como objetivo “privilegiar a circulação pedonal em detrimento do automóvel; criar espaços de estadia; dotar a zona de intervenção de mobiliário urbano adequado; criar um perfil longitudinal para a circulação pedonal de forma contínua; disciplinar e regular o estacionamento automóvel; requalificar pavimentos, passeios e guias; criar um corredor verde ao longo dos percursos pedonais; beneficiar a eficiência energética e remodelar o sistema de drenagem de águas pluviais.

Esta obra vai permitir implementar medidas de reabilitação que contribuam para a melhoria do ambiente urbano, traduzindo-se numa operação global de reabilitação do espaço público na envolvência do conjunto edificado, privado e público, aumentando o grau de vivencia coletiva dos utilizadores em condições de segurança e conforto.

Para além desta intervenção, o Município vai, ainda, avançar, com a obra de Regeneração Urbana da Portela – Fazenda – 1.ª Fase, na Vila de Resende, no valor de 597.840,00 euros e com a Beneficiação da Estrada Municipal entre S. Cipriano e S. Cristóvão, no valor de 552.045,00 euros.