Mais 4 milhões para água e saneamento em Viseu

Agosto 1, 2017 | Região

O Município de Viseu lançou em Silgueiros e Côta, as empreitadas de extensão das redes de água e saneamento previstas no pacote de investimentos ambientais aprovados no PORTUGAL 2020 para o concelho. As duas empreitadas ascendem a 600 mil euros, montante co-financiado a 85 por cento por fundos comunitários.

Uma vez concluídas, as duas obras representarão um incremento de cerca de 20 quilómetros das redes de água e saneamento, beneficiando um total de aproximadamente 250 habitantes, 150 dos quais em Silgueiros e quase 100 em Côta.

Em Silgueiros, as povoações beneficiadas por estes investimentos são Passos, Pindelo, Silvares e Porrinheiro e os lugares de Belavista e Mosteiro. Em Côta, os investimentos incluem as povoações de Quintãs e de Silvares. O prazo de execução das empreitadas é de aproximadamente um ano.

Também nos Coutos de Viseu estão a avançar obras da extensão da rede de saneamento, numa extensão de 1,7 quilómetros, que irão ficar concluídas até ao final do ano e beneficiar 78 habitantes dos bairros de Santo António e da Póvoa, na localidade de Portela de Baixo O investimento é 81 mil euros e conta também com financiamento comunitário.

Esta é já a terceira obra que avança no terreno, no conjunto das 11 empreitadas da extensão da rede de água e saneamento no concelho, anunciadas pelo Município de Viseu, no valor de 4 milhões de euros. Em curso, entre outros a anunciar, estão já os investimentos em São Pedro de France e Santos-Êvos.

“Com estas onze empreitadas em fase de adjudicação ou em curso, alcançaremos um resultado notável nas taxas de cobertura de água e saneamento no concelho. Mais do que uma percentagem, será possibilitar o acesso a água potável e a saneamento básico a quem não beneficia destes serviços, e contribuir para a sustentabilidade ambiental”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques.

Já aprovada está também a adjudicação da obra da extensão da rede de água e saneamento na Póvoa de Bodiosa, numa extensão de 7,1 quilómetros, que brevemente será lançada no terreno.

Com o pacote de investimentos municipais em curso na extensão das redes de água e saneamento básico no concelho, na ordem dos 4 milhões de euros, as taxas de cobertura de água e saneamento chegarão aos 99 e 98 por cento, respetivamente. “São taxas de cobertura notáveis”, assinala Almeida Henriques.

Ao todo, o plano de obras criará uma nova extensão de 60 quilómetros nas redes de água e saneamento do concelho de Viseu, beneficiando mais de 1300 habitantes de nove freguesias (Coutos de Viseu, São Cipriano e Vil de Soito, Silgueiros, Ribafeita, Santos Êvos, S. Pedro de France, Côta, São João Lourosa e Bodiosa).

O plano inclui 17 empreitadas em pontos distintos e abrange a construção de uma ETAR de pequena dimensão que permitirá desativar uma fossa comunitária existente na povoação de Gumiei, em Ribafeita.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.