Lamego trata esgotos no lugar do Curral

Março 25, 2013 | Região

A Câmara Municipal de Lamego tem em execução diversas intervenções que visam garantir a recolha e o tratamento eficaz das águas residuais nas povoações rurais do concelho, nomeadamente em Lalim, Figueira e Magueija. Esta deveria ser uma responsabilidade das Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, dado que o Município de Lamego assinou um protocolo com esta empresa para o estudo e concessão das redes domiciliárias de água e saneamento. Neste sentido, também está a ser instalada, na freguesia de Lazarim, uma estação elevatória e respetivas condutas, bem como a reestruturação do coletor de esgotos que serve o Lugar do Curral. O custo da obra, em fase final de execução, ascende a 16500 euros.

A empreitada visa eliminar as situações de insalubridade existentes, um problema ambiental que se prolonga desde há muito tempo e que preocupa os moradores da zona. Esta situação agravou-se depois do coletor de esgotos, instalado no leito da ribeira pela Junta de Freguesia de Lazarim, ter sido danificado pelas cheias e nunca ter sido reparado.

Depois de concluída esta intervenção, será realizada a pavimentação do arruamento por onde passam as novas condutas, numa extensão superior a 200 metros, e a reconstrução dos muros de suporte.

A proteção do meio ambiente e a melhoria da higiene pública é um objetivo prioritário da atual gestão da Câmara de Lamego.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.