Lamego: 2,5 milhões para devolver avenidas aos peões

Fevereiro 28, 2013 | Região

No início do próximo ano já vai ser possível percorrer a pé o Eixo Barroco da cidade de Lamego, composto pelas históricas avenidas Dr. Alfredo de Sousa e Visconde Guedes Teixeira, após estar concluído um investimento superior a 2,5 milhões de euros que vai garantir a requalificação e a valorização paisagística desta zona nobre. Esta intervenção, a mais importante desde a construção deste espaço público no início do século XX, integra um projeto público mais alargado de regeneração urbana – o Viver Lamego -, que a Câmara Municipal de Lamego tem em execução neste momento.

O projeto de requalificação do Espaço Público do Eixo Barroco, designação que assume esta empreitada, vai introduzir novos hábitos no dia a dia dos lamecenses ao regenerar o “coração” da cidade, abrangendo uma vasta área que vai desde os postos de combustível situados junto ao Tribunal de Lamego até ao escadório dos Remédios, incluindo o Largo Camões. Em resposta a algumas preocupações dos lamecenses, o presidente da Autarquia, Francisco Lopes, esclareceu que serão mantidos no local os quatro espelhos de água que refletem a imagem do escadório existentes na Av. Dr. Alfredo de Sousa, bem como o monumento em homenagem ao Soldado Desconhecido.

Em concreto, a implementação do novo desenho urbano vai unir as duas avenidas, através da supressão da circulação automóvel em torno do Soldado Desconhecido, e manter as árvores existentes, para além da plantação de 113 novas, bem como reformular as zonas de estacionamento disponíveis. Este será mantido no espaço paralelo às zonas pedonais. No subsolo, está prevista a renovação das infraestruturas básicas e à superfície serão utilizados materiais nobres, sobretudo granito, e colocado mobiliário urbano moderno.

“Este projeto revolucionará a qualidade de vida da cidade”, acredita Francisco Lopes, para quem a solução atual gera “conflitos” entre os peões e os veículos que a autarquia de Lamego quer pôr termo. Após a conclusão deste projeto de regeneração urbana, vai nascer uma nova avenida de grandes dimensões sem quaisquer barreiras arquitetónicas e visuais, suscetível de passar a acolher iniciativas sociais e económicas de maior impacto.

Orçado em 10 milhões de euros e comparticipado pelo QREN, o projeto Viver Lamego integra trabalhos já executados na rua da Olaria e Encostinha e outras intervenções, mais avançadas, no Bairro do Castelo e no Largo da Feira com o objetivo de potenciar a componente turística e comercial da cidade.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.