Festas Populares de Viseu querem atrair mais público

Junho 16, 2015 | Região

O reforço dos grupos participantes nas Marchas Populares, o novo horário das Cavalhadas de Teivas, a temática dos vinhos do Dão e da broa trambela nas Cavalhadas de Vildemoinhos, e uma programação pioneira de serviço educativo na Festa das Freguesias, associada às artes tradicionais, são as principais novidades do cartaz conjunto das Festas Populares de Viseu, com as Marchas inspiradas este ano nas comemorações do centenário de nascimento da actriz Mirita Casimiro. Um aproveitamento de sinergias que, segundo a Câmara Municipal, “ambiciona atrair mais público e visitantes à cidade”.

O arranque das Festas aconteceu já com a realização no Mercado 2 de Maio de um conjunto de iniciativas dedicadas aos Santos Populares que animaram esta praça no centro histórico com música, sabores, e a tradicional fogueira. “É uma oferta cultural e turística nova em Viseu. A qualificação e renovação deste cartaz é um desafio para este ano e para as próximas edições. Temos a ambição de escalar esta atractividade a nível nacional – e o Município desafia todos os organizadores nesse sentido”, sublinhou o presidente da Autarquia, Almeida Henriques, na apresentação dos vários eventos.

A Festa das Freguesias, com a participação das 25 freguesias e uniões de freguesia do concelho, para além de mostrar os produtos autênticos, tradições e saberes das aldeias do concelho, oferece também, e pela primeira vez, ateliês educativos das artes e ofícios tradicionais de várias freguesias: as flores de Fragosela, o linho de Calde, e os birlos de Farminhão. A que se junta um workshop de dança tradicional de dança, com ranchos e os «Pauliteiritos de Abraveses».

Os grupos participantes nas Marchas Populares desfilam, entre a avenida 25 de Abril e o Praça da República. Seguem-se as Cavalhadas. Primeiro as de Teivas, no dia 21 de Junho, que chegam à cidade a partir das 15 horas, com a promessa de Manuel Marques, da organização, de ser esta “a melhor edição de sempre, até nos trajes garridos”. «Viseu a melhor cidade para viver» é o tema escolhido para o desfile deste ano.

O vinho do Dão e a broa trambela são o tema das Cavalhadas de Vildemoinhos que saem à rua na manhã de 24 de Junho. Alfredo Santos, presidente da Associação de Actividades Tradicionais, promete também novidades, sobretudo em relação aos carros alegóricos, “alguns deles com 20 metros de comprimento”. E garante que valerá a pena visitar Vildemoinhos durante os três dias que irão durar as tradicionais festas de S. João, padroeiro da localidade.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.