Feira Industrial e Comercial de Tondela espera 100 mil visitantes

Setembro 13, 2017 | Região

A FICTON 2017 está decorrer em Tondela até 17 de Setembro. Durante os 10 dias, de realização o certame comercial e industrial, que este ano assinala 25 anos de realização, espera receber entre 80 a 100 mil visitantes. O Município está atento e prometeu “uma festa de todos e para todos”.

“Se considerarmos que a FICTON tem, em particular, seis dias de maior intensidade com uma média de sete a oito mil pessoas, que é aquilo que normalmente temos, tirando espectáculos de maior amplitude com 12 ou 14 mil pessoas, não é difícil antever uma fasquia entre 80 a 100 mil pessoas”, estima José António Jesus, presidente da Câmara de Tondela.

Para organizar uma feira que mobiliza um elevado número de investidores e muito público, a organização, como sempre cometida ao Município, investiu cerca de 230 mil euros. Um valor semelhante ao do último ano. “Impusemo-nos um parâmetro, que era não ultrapassar o valor do ano anterior, em que alargamos o período da FICTON a dois fins de semana”, explica o presidente da Câmara de Tondela. Que recusa qualquer tentativa de associar o investimento no certame ao acto eleitoral que se aproxima.

“O investimento ronda os 230 mil euros que nos impusemos, para não pensarem que por ser ano eleitoral teria mais custos. É um modelo de contenção, mas de ambição”, acrescentou José António Jesus.

Na conferência de imprensa que pretextou a apresentação do programa para a FICTON 2017, foi anunciada a participação no evento de cerca de 90 expositores. Os produtos levados ao certame, a maioria a representar o que de melhor se faz no concelho de Tondela, serão expostos no pavilhão desportivo municipal. Associam-se ao evento nove tasquinhas e oito bares, a funcionar na área envolvente.

Um dos pontos altos da FICTON 2017, é a programação cultural a que esta habituou o público ao longo dos últimos 25 anos. Na presente edição, e durante os 10 dias de realização, haverá música para públicos de todos os gostos e idades. Entre outros, já subiram ao palco Diogo Piçarra (8 de Setembro), Richie Campbell (dia 9), Marco Paulo (dia 10), P*ta da Loucura (dia 12), e DAMA (dia 13). Seguem-se Matias Damásio (dia 16) e Rebeca (dia 17 de Setembro). No dia 14 há ainda que contar com o espectáculo Dancefloor da RFM. Todos os dias estará prevista a actuação de grupos do concelho de Tondela.

“Esta é numa festa de todos e para todos. Para todos, porque é abrangente e responde a vários gostos. E de todos, porque todos nos sentimos participantes”, sublinhou o autarca de Tondela.

A programação da FICTON inclui ainda um dia dedicado à juventude e outro às freguesias. Serão igualmente assinalados os aniversários dos Bombeiros Voluntários de Tondela e da Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar.

Na véspera do encerramento da Feira Industrial e Comercial de Tondela, 16 de Setembro, será assinalado o Dia do Município. Está prevista uma sessão solene para as 18,30 horas, e a atribuição de galardões municipais a José Sampaio, militar de Abril, ao arqueológo Cláudio Torres, e ao pároco João Dinis.

 

 

© 2013 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.