Feira de S. Mateus 2017: “será seguramente uma edição memorável”

Julho 5, 2017 | Região

O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, garantiu anteontem, na apresentação da edição 625 da Feira de S. Mateus, que decorre de 11 de Agosto a 17 de Setembro, que “esta era, seguramente, uma edição memorável”. O autarca assentou a sua convicção, no percurso que o actual executivo “ousou percorrer desde 2014”. Quer em termos de revitalização de espaço físico, quer na modernização e evolução dos conteúdos. “Ousámos torná-la de novo um grande evento de Viseu para o país. Uma estratégia assente no reencontro de uma feira cultural com uma feira económica”, declarou Almeida Henriques. Tudo para concluir que a Feira de S. Mateus “está a viver um novo tempo áureo”.

A edição deste ano da mais antiga feira franca viva da Península Ibérica, promete aos viseenses e a quem visitar a cidade, qualquer coisa como 38 dias (22 de entrada gratuita) a feirar sem fartar. Com a particularidade, notável, de as famílias poderem desta vez desfrutar de seis domingos à borla, graças a uma proposta feira à Viseu Marca, entidade que gere o certame, pelo autarca Almeida Henriques.

Uma das novidades da presente edição, que se junta a muitas outras ao nível material e de conteúdos, é a implantação de uma praça – jardim, com cerca de 900 metros quadrados, sombreada e os difusão de vapor de água, na Praça de Viriato. Será um espaço de encontro, de eventos e de descanso, particularmente útil nos dias e noites mais quentes do verão.

A apresentação do projecto municipal “Viseu Arena”, a futura sala de espectáculos da cidade, é outra das novidades avançadas por Almeida Henriques. O equipamento quer ser o maior da região centro, com uma capacidade superior a cinco mil pessoas.

O investimento nas arquitecturas chega também à gastronomia. Em 2017, a Feira apresentará uma nova rua no seu recinto, com novos stands e esplanadas, dedicada à iguaria gastronómica mais antiga da feira: as enguias de conserva da Murtosa. Destaque ainda para a substituição dos WC móveis por quatro equipamentos permanentes .

No plano musical a Feira de S. Mateus vai apresentar em 2017 a “melhor programação de sempre”. Quem o garante é a Viseu Marca, que destaca um cartaz de luxo, num ano de ouro, com várias estreias e alguns regressos. No palco Santander Totta estreiam-se bandas e artistas como Seu Jorge e Paula Fernandes, Matias Damásio e Nelson Freitas, Áurea e HMB. A estes juntam-se nomes consagrados como Resistência, Pedro Abrunhosa, Marco Paulo, Paulo de Carvalho ou José Cid. Um cartaz que inclui ainda Cuca Roseta, David Carreira, AGIR, DENGAZ e Diogo Piçarra entre outros. “A Lusofonia tem no palco da feira de 2017 uma marca privilegiada e de qualidade”, destacou João Cotta, presidente da Viseu Marca.

No plano artístico, uma das novidades avançadas é o projecto de uma “grande orquestra de percussão da feira”, coordenado por Ana Bento, que actuará na abertura e no encerramento do certame. Será composta por algumas centenas de artistas, profissionais e amadores, jovens em formação e crianças. Promovida pelo Município, esta orquestra criará um repertório original, interpretado com recurso a objectos relacionados com a Feira de S. Mateus, a par de instrumentos de percussão convencionais. O sector do artesanato regressa em força, para “reconquistar posição na guardiã das feiras populares do país”.

O interesse pelo certame, um dos mais genuínos do país e da Península Ibérica, é bem visível nos números que vão aumentando edição após edição. A começar pelo número real de visitantes, que em 2016 atingiu o milhão (comprovado pelas entradas através do torniquete), e que este ano a organização deseja ultrapassar, até aos 240 expositores permanentes e 70 temporários já confirmados. E aos 120 eventos programados.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.