Feira das Associações e Festa da Juventude em Mortágua de 14 a 18 de Agosto

Agosto 3, 2012 | Região

Entre os  dias 14 e 18 de Agosto, Mortágua vive mais uma edição da Festa da Juventude/Feira das Associações, também conhecida por “festa das tasquinhas”, promovida pelo Município de Mortágua, em parceria com o movimento associativo do concelho.

Nesta semana as festas voltam a ser o centro polarizador de milhares de pessoas, vindas de todo o concelho, a que se juntam os muitos conterrâneos espalhados pelo Mundo, que nesta época do ano e nestes dias em particular, fazem questão de regressar às suas origens, para estar com os seus familiares e ao mesmo tempo viver este ambiente festivo, conferindo às festas o cariz de verdadeiras festas do concelho, numa irmanação de sentimentos e laços comuns.

Mas também de milhares de forasteiros, da região e até doutros locais do país, que visitam o concelho nesta semana festiva e que já se habituaram a reservar este evento na sua agenda. Vêm pela gastronomia tradicional, pela qualidade dos espectáculos, mas sobretudo pelo ambiente característico e acolhedor, quase familiar, das festas. Ao longo dos anos as festas tornaram-se um verdadeiro cartaz de promoção do concelho e uma montra da sua dinâmica associativa.

As “tasquinhas”, dinamizadas pelas associações do concelho, voltam a ser o ponto de encontro, reencontro e convívio, de partilha de conversas e sabores gastronómicos. Este ano estarão presentes 32 associações, além da presença já habitual de uma associação de Wormeldange, no âmbito da geminação entre os dois municípios.

Para além dos espectáculos de palco (ver programa), o programa geral das festas, à semelhança de anos anteriores, integra dois eventos desportivos: o XII Prémio de Ciclismo de Mortágua, organizado pelo Velo Clube do Centro, e o 3ªTorneio de Tiro aos Pratos, organizado pela Associação de Caça e Pesca de Mortágua.

Os espectáculos de palco são outro dos pontos de interesse e atracção para os visitantes. Em cada uma das cinco noites haverá um concerto com um grupo ou artista, abrangendo diferentes públicos, gostos e idades, que vão desde o Rock and Roll dos anos 50 e 60, ao Pop Rock, Popular/Ligeira e ao Folclore.

Dia 14 os  Lucky Duckies prometem abanar o público com uma viagem de glamour e nostalgia ao rock and roll e swing, passando pelos boleros e clássicos da música portuguesa, dos anos 20 aos anos 60.

Dia 15 sobem ao palco os GNR, uma das bandas de referência do pop/rock nacional, liderada por Rui Reininho. Para ouvir os temas do novo álbum e os que nunca deixaram de se ouvir ao longo de uma carreira com mais de 30 anos!

No dia 16 é a vez de uma das grandes revelações da música portuguesa, os Azeitonas. Eles são um fenómeno de popularidade, muito graças ao sucesso do tema “Anda Comigo Ver Os Aviões”.

Dia 17 é dia de  Boss AC. Um dos pioneiros do rap em Portugal, dono de uma extraordinária capacidade de descrever sentimentos e de os transformar em música. O tema “Sexta-feira (Emprego Bom Já)” tornou-se um hino para muitos jovens no nosso país.

No dia 18 sobe ao palco Toy, um cantor popular dono de uma grande voz, que sente-se à vontade nas baladas românticas mas também nas músicas mais mexidas.

Nesta mesma noite realiza-se ainda a Gala Internacional de Folclore, com a presença de cinco  grupos nacionais e um grupo  oriundo de Espanha.

 

 

 

 

© 2013 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.