Expodemo associa cultura e negócios em Moimenta da Beira

Setembro 13, 2022 | Região

O evento regressa para celebrar a sua 11ª edição, enquanto feira de cultura e de negócios, feira de artes e espetáculos de música, teatro, dança, poesia, livros e gastronomia, também de experiências enogastronómicas únicas, e ainda enquanto festa de exaltação à maçã, fruto da terra, das raízes e da luz. Ao todo, 3 palcos, mais de 150 artistas e mais de 30 espetáculos. Tudo com entrada grátis. E regressa em versão mais alargada, de três para quatro dias, ocupando a área habitual, mas agora totalmente renovada da Praça do Tabolado, espaço privilegiado localizado no miolo mais urbano e nobre da vila.

A Expodemo vai assim animar Moimenta da Beira de 15 a 18 de setembro, numa edição que se espera a melhor de sempre, com mais visitantes, mais expositores, ainda mais negócio, mais cultura e mais animação. E com um país convidado: a Ucrânia, que será representada pelo Consulado no Porto, e por uma exposição de fotografias patente ao público no átrio dos Paços do Concelho.

Paulo Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, a entidade promotora do evento, assume o orgulho e satisfação do retorno da feira. “O sentimento é de felicidade plena pelo regresso da festa”, enfatiza o autarca, que encara o evento como ponto de encontro e de partilha de emoções.

No programa artístico-musical, toda a relevância vai para o concerto de Pedro Abrunhosa. Mas, de França chega também a magia com o espetáculo que a Compagnie des Quidams preparou para a Expodemo: “Fiers à cheval”. Destaque também para a segunda apple party com os DJ’s e produtores Carlos Silva e André Reis, protagonistas dos Karetus; e para a transmissão em direto do palco Expodemo do “Somos Portugal” pela TVI.

Mas não só de música vive o programa do certame. Há outros momentos de evidência enorme, como as Provas de Maçãs, não fosse a Expodemo a Festa da Maçã; a Praça de Espanha, um espaço expositivo e de venda de produtos do país vizinho; o Pavilhão das Letras, que com debates à volta do livro, tertúlias, sessões de poesia e música erudita, enche de cultura a Expodemo; o Festival de estátuas vivas e de arte de rua; as tasquinhas; as provas de vinho, algumas comentadas por especialistas de renome; os espaços infantis; a tradicional gastronomia; as atividades desportivas.

Um sublinhado ainda para a programação do primeiro dia, gizada em grande parte pela ‘prata da casa’, e que a organização denomina “Eu sou Moimenta”.