Etar de Silgueiros e Oliveira de Barreiros avança com custo de 3,6 milhões

Junho 17, 2022 | Região

Já consignada, a construção da nova ETAR de Silgueiros e Oliveira de Barreiros, um equipamento que vai servir 3.092 habitantes, vai avançar com um prazo de execução previsto de 15 meses e um custo global de 3.587.440,23 euros, com uma contribuição do fundo de coesão de 3 milhões. A obra vai permitir a desativação das ETAR de Passos, Lages, Loureiro de Silgueiros e Póvoa de Muscoso e as fossas séticas coletivas de Pindelo e Oliveira de Barreiros. E prevê ainda a interligação das redes existentes e pequenas ampliações da rede de saneamento em locais que não estão incluídos na rede.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, “esta empreitada permitirá concretizar mais um salto qualitativo na melhoria das condições de habitabilidade da nossa comunidade, especialmente das Freguesias de Silgueiros e São João de Lourosa, para além dos evidentes benefícios na saúde pública e qualidade do meio ambiente”.

“Este é mais um exemplo concreto do aproveitamento dos fundos comunitários em prol do desenvolvimento territorial. Sabemos que ainda não alcançámos uma cobertura total das redes de água e saneamento no concelho, mas estamos muito próximos desse valor. Não descuramos as necessidades dos nossos munícipes e estamos atentos para lhes proporcionar a melhor qualidade de vida possível”, destacou ainda o autarca.

Globalmente, serão construídos 2,1 quilómetros de coletores gravíticos, 3,9 de emissários, 5,2 de condutas elevatórias e 9 estações elevatórias, a par da própria ETAR.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.