Escadório dos Remédios vai ter iluminação LED

Setembro 30, 2013 | Região

Dando continuidade ao projeto Eficiência Energética, já iniciado na cidade de Vila Real, a Associação de Municípios Douro Alliance – Eixo Urbano do Douro avança agora na cidade de Lamego com a aquisição e instalação de luminárias Led nas Avenidas Dr. Alfredo Sousa e Visconde Guedes Teixeira e de iluminação cénica no escadório do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios com recurso à tecnologia Led.A decorrer em duas fases distintas, ambos os trabalhos representam um investimento de mais de 257 mil euros, com comparticipação financeira comunitária através do Programa Operacional Regional do Norte (ON2).

No terreno, encontra-se já a ser executada a renovação da iluminação nos jardins das Avenidas Dr. Alfredo Sousa e Visconde Guedes Teixeira, vias pertencentes ao Eixo Barroco no centro histórico de Lamego. Este trabalho compreende a substituição das lanternas clássicas de tecnologia de vapor de mercúrio por luminárias Led, mais eficientes do ponto de vista económico e ecológico, mantendo-se os candeeiros originais cujo valor estético importa preservar. Esta renovação permite ao Município um elevado grau de poupança energética assim como garante um enobrecimento dos jardins e espaços urbanos do Eixo Barroco. A aquisição e instalação de luminárias Led, em ambas as vias, foi adjudicada à empresa Francisco Pereira Marinho e Irmãos, SA.

A segunda fase dos trabalhos que corresponde à iluminação cénica do escadório do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios com recurso à tecnologia Led avança agora, tendo sido assinado, no dia 10, o contrato com a empresa Cunha Bastos, Lda., com um prazo de execução dos trabalhos de quatro meses. A solução de iluminação a instalar no escadório baseia-se na necessidade de valorização do património, considerando os aspetos turísticos inerentes, uma vez que se garante uma perspetiva noturna do escadório, atualmente inexistente. Por seu lado, o recurso à tecnologia Led garante um consumo de energia sustentado em tecnologia de elevada eficiência, de elevada restituição cromática, pouco poluente e de baixa manutenção.

A solução energética encontrada para a cidade de Lamego baseia-se nas conclusões de um estudo contratado à UTAD para a “Caracterização da Iluminação Pública do Eixo Urbano do Douro – Soluções Eficientes de Iluminação” que analisou os elevados consumos energéticos dos municípios em iluminação pública, em termos financeiros e ambientais.

Com base no mesmo estudo, e ainda no âmbito do projeto da Eficiência Energética, encontra-se em curso, ou já em fase final de preparação, a implementação de soluções de iluminação pública eficiente, nas áreas da segurança de peões, iluminação de vias e iluminação cénica, no conjunto das três cidades que constituem o Eixo Urbano do Douro – Vila Real, Peso da Régua e Lamego.

 

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.