Concurso público dá luz verde à reabilitação do antigo Orfeão de Viseu

Agosto 13, 2019 | Região

A Viseu Novo SRU já procedeu ao lançamento do concurso público para a reabilitação do antigo Orfeão de Viseu, localizado na Rua Direita. A obra destina-se a “reabilitar e ampliar este emblemático edifício do Centro Histórico, perpetuando a memória do espaço e mantendo a integralidade do mesmo”.

Com um valor de 947.760 euros e um prazo de execução de 18 meses, a intervenção consistirá no reforço estrutural do desvão e estrutura da cobertura, incluindo a substituição do seu revestimento, aplicação de todas as infraestruturas necessárias ao seu funcionamento, ampliação com um novo corpo (na sua parte posterior) e arranjo geral do logradouro.

“Este será um dos edifícios que vai ficar para a história da reabilitação de Viseu e até do país, como um excelente exemplo de como pondo a ciência, o know-how das universidades ao serviço da reabilitação se conseguem fazer boas reabilitações”, salienta o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, adiantando que “com esta intervenção, num edifício emblemático, continuamos a criar âncoras no nosso Centro Histórico”.

A reabilitação geral deste edifício assegura o restauro de todas as suas componentes que o tornam distintivo, nomeadamente azulejos, escadarias, tetos, lanternim e salões.

Com esta profunda reabilitação, o carismático edifício do antigo Orfeão de Viseu será devolvido à comunidade, recuperando-se as atividades culturais aí desenvolvidas, permitindo que no “corpo” novo seja instalado um equipamento de apoio pedagógico.

Com esta intervenção, a Câmara Municipal de Viseu contabiliza já quase uma dezena de edifícios intervencionados na Rua Direita, reforçando a disponibilização de espaços habitacionais e de atividades económicas.