Cinco dias e cinco noites de animação nas festas de Mangualde

Agosto 24, 2012 | Região

Galas de Bandas Filarmónicas e de Folclore, III Festival de Sopa, Noite de Fados, concertos com Romana, Xeque-Mate, The Ray Band, Angriff, entre outros, e III Torneio Jovem Internacional de Xadrez são alguns dos momentos altos das Festas da Cidade de Mangualde que decorrem, este ano, de 1 a 5 de Setembro.

Organizadas pela Câmara Municipal de Mangualde, as actividades centram-se no Largo Dr. Couto e zonas envolventes. No dia 1 de setembro (sábado), pelas 14h30, realiza-se o III Torneio Jovem Internacional de Xadrez, no Largo do Rossio. Às 15h00 decorrerá a Gala de Bandas Filarmónicas e pelas 17h00 sobe ao palco a Mad´Orquestra. À noite, atuam Artur Gaio, pelas 21h00, e The Ray Band, pelas 22h30.

No domingo decorrerá a Gala de Folclore, a partir das 15h00. Pelas 17h00 disputa-se o Jogo de Futebol de Veteranos entre o GDM e o S. Roque, no Estádio Municipal de Mangualde. Às 18h00 sobe ao palco o Grupo Beirão de Concertinas e às 18h30 começa do III Festival de Sopa de Mangualde. Pela noite atuam os Xeque-Mate às 21h00 e a Romana às 22h30.

No dia 3 (segunda-feira) atuam as Escolas de Música, pelas 21h00, o Centro de Estudos Musicais Nancy e às 21h45, o IAM – Instituto de Artes Musicais. Pelas 22h30 começa a Noite de Fados, com o Grupo de Fados de Mangualde. Na terça-feira continuam a atuar as Escolas de Música de Raul Linhares (21 horas) Palco de Encantos (21,45 horas). Pelas 22h00 sobe ao palco a Banda RX.Por fim, no dia 5 de setembro (quarta-feira), pelas 22h30, atuam os Angriff, no Live Beach.

FESTAS DO CASTELO REAVIVAM TRADIÇÃO DAS MERENDAS

Dois dias depois das Festas da Cidade, Mangualde vai continuar a viver, nos dias 7, 8 e 9 de Setembro, as Festas da Senhora do Castelo, cuja programação e organização é da responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia. Para além das habituais cerimónias litúrgicas, o dia 8, feriado municipal e Dia da Padroeira, ficará assinalado pelo reavivar das merendas, uma tradição que, pelas suas características, atraía milhares de visitantes ao Monte da Senhora do Castelo.