Câmara de Viseu condiciona circulação na ecopista do Dão

Março 26, 2020 | Região

No âmbito de um despacho do Governo, alinhado com as orientações da Direcção Geral da Saúde, a Câmara Municipal de Viseu está a implementar um conjunto de medidas que fazem parte do Plano de Contingência no âmbito da prevenção e controle de infecção pelo novo coronovírus (COVID-19). Destas medidas faz parte, a partir de agora, o condicionamento à circulação na ecopista do Dão, na área do concelho de Viseu.

Grandes painéis começaram hoje a ser instalados nas entradas dos sucessivos troços que integram a ecopista. Classificada de “informação importante”, os mesmos anunciam algumas regras a ter em conta por parte dos utilizadores regulares ou ocasionais daquele equipamento.

Neste contexto, e de acordo com a citada informação municipal, não é permitida a concentração de pessoas; não são permitidas actividades lúdicas ou desportivas colectivas (como jogar às cartas ou jogos com bola colectivos); a utilização de máquinas de actividade física está proibida; e a actividade física ou de recreio com crianças está limitada a períodos de curta duração.

Na origem desta medida, estará a elevada concentração de pessoas, nos últimos dias, na ecopista do Dão. O caso tem sido denunciado por várias pessoas que residem nas proximidades do equipamento, e muito discutido nas redes sociais. Segundo as críticas, a maior concentração de utentes verifica-se nos troços mais urbanos. Sobretudo entre a cidade de Viseu e Tondelinha.

A decisão de condicionar a circulação na ecopista do Dão tem em vista a defesa da saúde de quantos circulam naquela via. O VR apurou que as medidas agora implementadas poderão endurecer, caso os utentes persistam em percorrer em  ecopista em grupos, com perigos vários para si e para os outros.