Câmara de Tondela reforça apoios ao movimento associativo

Maio 29, 2016 | Região

Com uma dotação global de 871 mil euros, mais 125 mil euros que no ano anterior, a Câmara Municipal de Tondela acaba de celebrar com 134 associações e instituições do concelho, outros tantos protocolos de colaboração para actividades de âmbito social, cultural, religioso, desportivo, recreativo e humanitário, a desenvolver ao longo do próximo ano.

José António de Jesus, presidente da Câmara Municipal de Tondela sublinhou, na cerimónia realizada no Auditório Municipal, que o reforço dos apoios protocolados “expressa bem a importância do movimento associativo, essencial e fundamental para a coesão do território”. Na mesma cerimónia anunciou a criação na Autarquia do portal do Associativismo e Juventude, que o autarca considera como “uma mais valia importante” para as instituições do concelho.

Neste contexto, e num quadro de grande rigor de gestão financeira e orçamental, foram assumidos novos compromissos com as diferentes instituições e associações, que contribuirão para a realização das mais variadas iniciativas e projetos, incluindo grandes eventos de dimensão nacional, e que constituem fatores de promoção do concelho.

Classificando o associativismo como “elemento agregador de uma sociedade solidária ao serviço dos outros”, o presidente da Câmara Municipal de Tondela assume que este (o associativismo) é também “um dos pilares mais elevados nas políticas locais de desenvolvimento do concelho”. E que tudo continuará a fazer para dinamizar e valorizar o movimento “pelo seu papel de proximidade e envolvimento, pelas respostas às populações nos domínios que abarcam.”

Pela primeira vez, os apoios protocolados com o movimento associativo de Tondela contemplam não só a vertente financeira mas também um apoio em espécie, este último através do apoio logístico que o Município atribui recorrendo aos seus recursos materiais e humanos.

As Associações Humanitárias de Bombeiros de Tondela e de Vale de Besteiros, bem como as colectividades com ranchos folclóricos, foram também contempladas com um reforço de verbas.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.