Câmara de Lamego investe 1,3 milhões no Largo da Feira

Junho 17, 2012 | Região

Está em fase de conclusão, na cidade de Lamego, uma grande praça com carácter multiusos, vocacionada para a realização da feira semanal e aberta a todo o tipo de atividades ao ar livre, nomeadamente eventos populares e exposições. Situado junto ao topo da Av. Dr. Alfredo de Sousa e defronte do Centro Multiusos de Lamego, o renovado Largo da Feira beneficiará da escadaria deste novo equipamento como anfiteatro, do parque do Santuário dos Remédios como enquadramento de fundo e, numa segunda fase, de um edifício para instituições sem fins lucrativos como área de apoio.

Orçada em mais de 1 milhão e 300 mil euros, comparticipado a 80% por fundos comunitários, a empreitada de requalificação do Largo da Feira, lançada pela Câmara Municipal, integra o Projeto Viver Lamego – Valorização e Integração do Centro Histórico de Lamego, no âmbito da candidatura apresentada ao Eixo IV – Parcerias para a Regeneração Urbana.

Para além de revitalizar uma das áreas mais nobres da cidade, com cerca de 25 mil metros quadrados, a requalificação do Largo da Feira trará uma inegável melhoria de qualidade de vida urbana, surgindo da necessidade de convertê-lo em espaço de socialização e ponto de encontro dos lamecenses.

O projeto de renovação prevê que a praça seja “rebaixada” ao nível da entrada principal do Centro Multiusos. Pavimentado a granito, serão colocadas no piso 90 marcações, feitas de uma forma subtil, para postos da feira. À entrada, será instalado um relógio de praça com 19,5 metros de altura com outdoor de publicidade.

A rede viária envolvente foi repensada de forma a que uma intervenção desta envergadura não se traduza num agravar das dificuldades da circulação automóvel. Assim, no âmbito desta intervenção, serão abertos novos arruamentos e disciplinado o estacionamento de viaturas.

A novidade mais significativa é a criação de uma nova acessibilidade rodoviária que fará a ligação à rua Eng. Eugénio Valle com a construção de uma ponte, com duas vias, sobre a ribeira do Coura. Ao longo deste arruamento, serão disponibilizados 74 lugares para parqueamento de carros ligeiros que vão complementar a oferta do parque de estacionamento existente no interior do Centro Multiusos.

Dividido em duas áreas distintas, o futuro Largo da Feira terá uma zona completamente livre, mais polivalente, no alinhamento da escadaria do Multiusos, e uma zona arborizada com áreas de sombra. Para que os peões tenham uma fruição mais agradável deste espaço não vão existir obstáculos visuais e será proibido o estacionamento automóvel. Em complemento, serão construídos novos passeios a nascente e poente e reperfilados os arruamentos envolventes de modo a adaptarem-se às novas necessidades.

Prevista está também a realização de trabalhos de limpeza da vegetação e do entulho que neste momento proliferam nas margens da ribeira do Coura. Posteriormente, será concluído o arranjo das zonas verdes com a plantação de árvores e arbustos.

 

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.