Ano novo, novo website no Município de Viseu

Janeiro 19, 2021 | Região

A página web do Município de Viseu apresenta-se a todos os munícipes e utilizadores com uma nova “cara”. A morada mantém-se igual – em www.cm-viseu.pt -, mas esta nova “janela” incrementa um conjunto de melhorias no que à acessibilidade, navegabilidade e organização e disponibilização de conteúdos diz respeito. Intuitiva e com um interface “responsive”, a plataforma permite a adaptação a vários ecrãs e dispositivos móveis. E reúne, de forme integrada e à distância de um click,  todos os sites e portais do universo municipal, nomeadamente da Águas de Viseu, Viseu Novo SRU, MUV ou Visit Viseu.

“Este é o corolário de um trabalho de sete anos na digitalização do concelho de Viseu, e do trabalho aturado desenvolvido nos últimos 18 meses”, sublinhou o vereador Jorge Sobrado, que coordenou um trabalho que envolveu também a equipa do NIC, e que, por ser desenvolvido pela «prata da casa» custou aos cofres do Município a quantia de 20 mil euros. “A preços de mercado, custaria cinco vezes mais”, admite o presidente da Câmara, Almeida Henriques.

Um ano depois do arranque do desenvolvimento desta plataforma, o Município de Viseu concretiza assim “mais um passo na modernização do seus serviços e no reforço da interação digital para com a comunidade”, com o objetivo de servir melhor quem reside, investe ou visita o concelho. Isto porque a procura pelo site institucional como ponto privilegiado de informação é cada vez mais crescente. Só na semana que precedeu a apresentação do novo site, dos 4302 utilizadores, cerca de 3000 foram novos visitantes.

Uma nova e otimizada teia de navegação, que se apresenta mais organizada a nível de conteúdos, associada a uma homepage evolutiva e direcionada para as necessidades dos cidadãos, são algumas das novidades que este novo website apresenta. Globalmente, são 5630 recursos disponibilizados, entre documentos diversos e fotografias.

Dados estatísticos mostram que uma elevada percentagem de utilizadores – cerca de 47% (no último ano) – acede à página através do smartphone, pelo que, doravante, poderão fazê-lo “de forma fácil e cómoda, sem qualquer constrangimento na forma como os conteúdos e páginas se lhes apresentam”.

Entre outras melhorias, os utilizadores poderão fazer a partilha de conteúdos diretamente para a sua página de Facebook ou através do WhatsApp, assim como enviar os mesmos através de um endereço de correio eletrónico. Também na vertente das notícias, a associação de categorias permite agora uma pesquisa mais rápida pela área temática que mais interessa ao utilizador (por exemplo, Desporto, Educação ou Cultura). É ainda de salientar as melhorias na disponibilização de recursos multimédia, nomeadamente de vídeo ou fotografia.

Esta é a face visível de um projeto que o Município de Viseu pretende que seja também ele progressivamente construído e melhorado, com a participação e contributos da comunidade. “É neste sentido que está também disponível um formulário onde qualquer utilizador poderá fazer chegar sugestões e opiniões, para além de poder através deste reportar qualquer tipo de ocorrência que necessite da intervenção e análise dos serviços”. Diariamente serão feitas atualizações que asseguram a atualidade do site, assim como a sua pertinência e adequação às necessidades do público.

Ainda no primeiro trimestre deste ano, a página www.cm-viseu.pt apresentará um conjunto de conteúdos de interesse público em inglês, permitindo dar resposta a um público mais abrangente, nomeadamente investidores, visitantes ou novos residentes. Só no último ano, os dados permitem registar que cerca de 88% dos visitantes do portal são de Portugal, seguindo-se, em segundo lugar, o Brasil, em terceiro lugar a França, e em quarto os Estados Unidos da América.