Aeródromo de Viseu certificado para voos nocturnos

Setembro 29, 2017 | Região

O Aeródromo Municipal de Viseu está agora equipado e devidamente certificado para realizar voos noturnos. Resultado de um investimento do Município de Viseu, a Autoridade Nacional da Aviação Civil certificou a infraestrutura para esta nova valência operacional.

Este novo serviço resulta da instalação e revisão do sistema de iluminação das pistas, com apoio de baterias em caso de falha de energia. A torre de controlo está também devidamente equipada e com pessoal formado e certificado.

Para além de passar a receber voos civis, esta qualificação permite ao aeródromo dar uma resposta com toda a segurança às missões de emergência da Proteção Civil. Por outro lado, o aeródromo fica também habilitado para ações de treino e instrução de pilotos na componente de formação de voo noturno.

“Esta infraestrutura dá um passo em frente na sua qualidade e na sua atratividade regional, quer para voos de passageiros quer para outras funções logísticas e operacionais. O crescimento anual de movimentos aéreos testemunha essa atratividade e abre caminho a oportunidades de desenvolvimento económico e turístico local e regional”, sublinha Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu.

Em 2016, o aeródromo realizou 9119 operações de voo, quando em 2015 havia efetuado 1537, e em 2016 apenas 273.

 

© 2013 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.