2,4 milhões para iluminação LED em Castro Daire

Janeiro 5, 2021 | Região

O Município de Castro Daire vai avançar com um investimento de substituição integral da iluminação pública para LED. O projeto visa a implementação de medidas de eficiência energética nas infraestruturas elétricas públicas localizadas no concelho, preconizadas na auditoria energética “ex-ante” efetuada a toda a rede.

A intervenção a realizar consiste na substituição das luminárias atuais, equipadas com lâmpadas convencionais (vapor de sódio e vapor de mercúrio), por luminárias mais eficientes que utilizam tecnologia LED como fonte de iluminação. Este projeto tem um custo estimado de 2.427.666,56 euros, dos quais de 2.296.916,86 euros serão comparticipados por fundos comunitários, numa candidatura aprovada pelo CENTRO2020.O investimento permitirá a utilização racional de energia, redução das emissões de carbono, dos consumos energéticos e dos custos de manutenção associados.

De acordo com a auditoria energética efetuada, após a conclusão do projeto, este investimento irá originar uma redução anual de custos estimada de 304.074,41 euros na fatura energética, a qual, por sua vez, irá aumentar a capacidade financeira do Município para outros investimentos.

Com a execução deste projeto, o Concelho de Castro Daire “ficará na vanguarda dos Municípios amigos do ambiente e alinhados com a estratégia de descarbonização, preservando o meio ambiente e garantindo a sustentabilidade das gerações futuras”, conclui a autarquia em comunicado.