Diamantino Oliveira Henriques com nome de rua em Viseu

Outubro 17, 2014 | Política

A CDU apresentou uma proposta na última reunião da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Viseu, realizada no passado dia 3 de Outubro de 2014, para que fosse atribuído o nome do Dr. Diamantino de Oliveira Henriques a uma rua da cidade. A proposta foi aprovada por unanimidade, tendo a figura do médico Diamantino Henriques, merecido os mais rasgados elogios de eleitos de diferentes partidos.

O “Dr. Diamantino”, como era conhecido, foi um médico distinto que exerceu a sua actividade nos concelhos de Nelas e de Viseu, tendo granjeado, pela sua generosidade e humanismo, o epíteto de “médico dos pobres”. Desde muito jovem, afirmou a sua militância anti-fascista e afrontou corajosamente a ditadura, o que lhe valeu várias prisões nos sinistros calabouços do regime salazarista/marcelista.

Desde o dia 25 de Abril, assumiu sem medo a promoção das primeiras assembleias, reuniões e sessões de esclarecimento político, na cidade e na região, visando a divulgação dos valores da Revolução da Abril e o apoio aos militares libertadores.

Militante comunista desde a juventude, foi um destacado obreiro da organização do PCP no Concelho de Viseu, tendo ficado em seu nome o aluguer da sede do PCP, logo em Maio de 1974. Faleceu prematuramente em 06/03/1993, por coincidência no dia do 72º Aniversário da fundação do PCP.

“Nunca é tarde para corrigir as injustiças históricas. Ao aprovar, por unanimidade, a colocação do nome do Dr. Diamantino Oliveira Henriques na toponímia da cidade de Viseu, a Assembleia de Freguesia da UF de Viseu, traz merecidamente para a ordem do dia, a memória de um cidadão exemplar, de um médico distinto e solidário, de um democrata combativo e de um comunista de convicções profundas e inabaláveis, que dedicou o melhor da sua vida à promoção do bem-estar colectivo, à construção de uma cidade e de um país de fraternidade e justiça social”, congratula-se, em comunicado, a Comissão Concelhia de Viseu do PCP.