15 de Setembro: A vitória (provisória) da cidadania

Outubro 1, 2012 | Opinião

A Associação Olho Vivo esteve presente nas manifestações do dia 15 de Setembro em Lisboa e no Porto e na concentração em Viseu que encheu o Rossio com cerca de 2.000 pessoas. Sob o lema QUE SE LIXE A TROIKA, QUEREMOS AS NOSSAS VIDAS, pessoas de todas as idades manifestaram a sua indignação pela austeridade que autoritariamente o governo, lacaio da Troika, impõe a quem trabalha ou quer trabalhar.

Jovens que sofrem com os ataques à Escola Pública e com os aumentos de propinas que obrigam muitos a desistir do ensino superior; jovens desempregados, muitos deles licenciados, a quem os ministros aconselham a emigrar e outros com trabalhos precários e mal  pagos; professores cansados de serem humilhados pelos sucessivos governos, fartos das ameaças e instabilidade que paira sobre as suas carreiras, reformados e pensionistas revoltados contra os cortes nas suas pensões, para as quais descontaram ao longo de uma vida de trabalho; funcionários públicos insurgidos contra o “apartheid” que os quer transformar nos bodes expiatórios da incompetência da administração do Estado; homens e mulheres fartos de serem roubados pela ditadura financeira da Troika e da escravatura em que o governo quer transformar as relações de trabalho.

Um milhão de pessoas na rua obrigou o Governo a recuar no roubo descarado com a TSU, mas o objectivo de empobrecimento à força dos portugueses, continua nas novas medidas de austeridade em preparação.

Continuemos unidos. A luta continua, já no próximo sábado, 29 de Setembro, com a Manifestação da CGTP contra o roubo nos salários, pensões e reformas, a que os promotores do 15 de Setembro já aderiram.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.