«Viseu Educar» disponibiliza 210 bicicletas no ensino básico e pré-escolar

Novembro 12, 2019 | Educação

Já está em marcha, para se prolongar ao longo do ano escolar, o programa «Viseu Educar para a Mobilidade Sustentável». Um projecto de educação ambiental dinamizado pelo Município no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020) e financiado pelo Fundo Ambiental. Ao todo, estão a ser envolvidas mais de 5 mil crianças das escolas municipais, sendo 1.344 do pré-escolar e 3.819 do ensino básico“.

Na apresentação do projecto, que representa um investimento de 55 mil euros, o vereador João Paulo Gouveia disse esperar que através das acções de sensibilização que estão a decorrer nas escolas e a envolverem toda a comunidade, desde pais, encarregados de educação e professores, e da disponibilização de 210 bicicletas (105 de rodas 20 e 24 e 105 «balance bike», sendo algumas destinadas a alunos com necessidades educativas especiais) seja possível “contribuir para uma redução de 41 mil toneladas de emissão de carbono para a atmosfera”.

Para João Paulo Gouveia, os objectivos a atingir pelo projecto apresentado na Escola Aquilino Ribeiro, passam, entre outros, pela “redução máxima possível do transporte individual com motores de combustão; pelo estímulo, promoção e adopção de comportamentos individuais e colectivos que contribuam para a sustentabilidade ambiental, através do uso de transportes eléctricos e não poluentes; e pela educação para a segurança rodoviária”.

O projecto contempla, para o pré-escolar, o «Programa Criativo para Mobilidade Sustentável; para o 1.º ciclo o «Programa Pedalar» e, para toda a comunidade, um «Plano de Comunicação e Sensibilização».