Viseu à espera de três mil atletas na final nacional do Desporto Escolar

Abril 25, 2018 | Educação

É um dos maiores eventos que o Ministério da Educação organiza anualmente a envolver alunos de todo o país. Em 2018, cabe a Viseu receber, de 17 a 20 de Maio, mais de três mil atletas que vêm a esta cidade disputar a final nacional do desporto escolar. O complexo desportivo do Fontelo será o epicentro das actividades, embora estejam mobilizados outros equipamentos do concelho, nomeadamente ginásios das próprias escolas, para acolher algumas das modalidades.

Ao todo vão estar em movimento 12 modalidades, a que se juntam mais dois projectos especiais, com eventos em 17 locais diferentes. Cinco escolas profissionais e um conjunto de alunos vão apoiar toda a movimentação. “Chegar a Viseu será a recompensa para todos os alunos presentes nestas finais”, sublinhou em Viseu, na apresentação do evento, o director Geral da Direcção Geral de Educação, José Vítor Pedroso.

Para além da vertente competitiva, haverá ainda actividades paralelas ligadas ao ambiente e à solidariedade, com a entrega de bens de primeira necessidade a uma instituição local e a participação em missões de voluntariado. “Viseu vai receber uma lufada de gente jovem”, numa movimentação que inclui ainda, para além dos três mil alunos, os familiares, dirigentes e professores. No total serão cerca de cinco mil pessoas, calcula a Diretora Geral da Direção Geral de Estabelecimentos Escolares, Maria Manuel Faria.

“É uma iniciativa bem-vinda a Viseu, um concelho que está conectado com o desporto que, a par da educação e da cultura, é um dos três pilares fundamentais da política da Câmara Municipal de Viseu na formação de cidadãos. Daí que, quando surgiu a oportunidade de trazer o evento para esta cidade, abraçamos de imediato o desafio e vamos, com certeza, receber toda a gente à boa maneira beirã”, rematou o presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, que releva ainda as mais-valias, sob o ponto de vista turístico, associadas a esta realização.

Para o autarca, este evento representará também um ensaio para a Europeade, que trará também a Viseu, em Julho próximo, mais de cinco mil pessoas afectas aos 207 grupos de folclore de toda a Europa já inscritos.

Em Viseu, os finalistas do Desporto Escolar vão ficar alojados em escolas, onde serão também servidas as refeições.

 

© 2013 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.