Superior de Tecnologia conquista Bandeira Verde Eco-Escolas

Setembro 30, 2019 | Educação

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) do Instituto Politécnico de Viseu IPV) foi recentemente distinguida pela primeira vez com a Bandeira Verde do programa Eco-Escolas. É uma das primeiras instituições de ensino superior em Portugal a quem é outorgado tão relevante reconhecimento de boas práticas ambientais. Junta-se assim a diversas Eco-Escolas de Viseu, com quem teve uma articulação significativa promovida pelo Município de Viseu, um dos concelhos do país com maior número de Bandeiras Verdes atribuídas.

A atribuição do galardão “resulta de um intenso trabalho da comunidade escolar, envolvendo estudantes do curso de Engenharia do Ambiente e de outros cursos, docentes e discentes da ESTGV”, sublinha, em comunicado, o Departamento do Ambiente do estabelecimento de ensino superior.

A Bandeira Verde foi conquistada pelo cumprimento de uma metodologia que envolveu diversas etapas. Foi constituído um Conselho Eco-Escolas envolvendo a comunidade da ESTGV, outras escolas do concelho de Viseu, o Município de Viseu e outros parceiros institucionais locais. Foi realizada uma auditoria ambiental ao edifício e espaços exteriores. A partir desta foi estabelecido um plano de ação, que obedeceu a uma monitorização e avaliação sistemática.

Ao longo do ano letivo 2018/2019 decorreram diversas ações de sensibilização para a defesa do ambiente e para a sustentabilidade junto da comunidade escolar e da comunidade local, incluindo palestras de divulgação, debates, seminários técnico-científicos, escrita de artigos em jornais, ações de rua, jogos, concursos, entre outros.

Um dos pontos altos do Programa foi o grande envolvimento que se verificou com a primeira Green Week Viseu, evento que resultou de uma parceria entre o Município de Viseu e o Instituto Politécnico de Viseu, através do Departamento de Ambiente da ESTGV.

A Bandeira Verde irá ser entregue pela Associação Bandeira Azul da Europa, promotora internacional da iniciativa, no próximo dia 18 de outubro, em Guimarães.