Requalificação dá “nova vida” à Secundária Viriato

Agosto 17, 2017 | Educação

A requalificação integral da Escola Secundária Viriato arrancou na última segunda-feira (7 de Agosto), e estará concluída em menos de um ano. A intervenção, aguardada por toda a comunidade escolar há quase uma década, surge depois do visto favorável do Tribunal de Contas ao contrato com a empresa vencedora do concurso público.

O investimento, assegurado pelo Município de Viseu com a comparticipação de fundos estruturais do Portugal 2020, ascende a quase meio milhão de euros e permitirá trazer uma nova vida a uma escola histórica do concelho.

“Este dia é um marco porque significa um novo começo para uma escola fundamental no sistema de ensino do concelho. Esta escola que representa uma comunidade de mil pessoas, entre alunos (800) alunos, docentes e funcionários”, sublinhou o Presidente da Câmara, Almeida Henriques.

Teresa Serôdio, vice-directora da Secundária Viriato, lembrou os “sucessivos adiamentos” de uma obra aguardada e reclamada ao longo da última década, nomeadamente pelo ex-director, Carlos Alberto Borges Oliveira, E congratulou-se com aquele que classificou como “um momento importante” para toda a comunidade escolar. Sem esquecer o esforço da Câmara Municipal de Viseu nas várias intervenções pontuais que decorreram ao longo dos últimos anos.

Reabilitar todos os edifícios existentes, eliminar e substituir as coberturas de amianto por painéis isotérmicos, dotar as salas de aula e espaços de trabalho de melhores condições de funcionamento e conforto, e assegurar um elevado padrão de eficiência energética são os principais objetivos da intervenção.

A empreitada prevê a substituição de pavimentos e pinturas de paredes e tetos que se encontram degradados, a colocação de uma segunda caixilharia de correr, pelo interior, nas janelas e a substituição das caixilharias de batente por caixilharias com rutura térmica, de forma a melhorar a eficiência energética do edifício.

Nos laboratórios existirá uma intervenção nas bancadas, de forma a garantir a sua funcionalidade e o conforto dos alunos. As instalações sanitárias da Escola serão também alvo de intervenção, melhorando as suas condições com a substituição de revestimento e louças sanitárias, bem como a recuperação de paredes e tetos.

A Escola Secundária Viriato foi construída em 1985 e há quase uma década que reclamava obras de requalificação. A intervenção do Município de Viseu neste equipamento resulta de um acordo celebrado com o Ministério da Educação (proprietário da Escola) em 2015.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.