Projecto da Superior Agrária vence concurso Universitário – CAP

Outubro 14, 2013 | Educação

Uma equipa da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viseu foi a grande vencedora da segunda edição do prestigiado prémio do Concurso Universitário CAP – Cultiva o Teu Futuro, com o projeto “Iogurtes enriquecidos com antioxidantes extraídos a partir dos compostos fenólicos do vinho”. Ao concurso, promovido pela Confederação dos Agricultores de Portugal, foram submetidos 125 projetos concorrentes, com trabalhos de áreas académicas diversas, dos quais 16 foram selecionados para apresentação na sessão “Elevator Pitch”.

A equipa da Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV), constituída pelas alunas Suzanna Ferreira e Ana Rodrigues, com a orientação científica da professora Raquel Guiné e coorientação do professor Fernando Gonçalves, ambos docentes da ESAV, recebeu o prémio no valor total de nove mil euros (destinados seis mil aos alunos concorrentes e três mil aos respetivos professores orientadores), das mãos do Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque.

O trabalho de investigação premiado foi desenvolvido pelas alunas no âmbito da unidade curricular de “Inovação, Desenvolvimento e Aproveitamento de Produtos Alimentares” do curso de Engenharia Alimentar da ESAV.

O júri do concurso foi composto por João Machado, presidente da CAP; Luís Pato, enólogo e produtor; Frederico Falcão, presidente do IVV – Instituto da Vinha e do Vinho; Jorge Monteiro, presidente da Viniportugal; e por Telmo Vieira, Partner da Premivalor Consulting, promotora da iniciativa.

O Concurso Universitário CAP – Cultiva o Teu Futuro destina-se a alunos que à data da candidatura frequentem uma Licenciatura, Pós-Graduação, Mestrado, ou Doutoramento cujos programas contemplem conteúdos de Agronomia, Ambiente, Design, Gestão, Economia, Gestão Industrial, Saúde, Marketing, entre outros, e que pretendam apresentar um projeto no âmbito do tema em vigor para cada edição do concurso.

A 1ª edição, lançada no ano letivo 2011/2012, foi dedicada ao tema “Inovação no setor do Azeite”.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.