Programa «Skills 4 pós covid» apresentado no Politécnico de Viseu

Novembro 2, 2020 | Educação

O Politécnico de Viseu acolheu a primeira de um ciclo de sessões de balanço do programa «SKILLS 4 pós-covid», na qual foi discutida a sua evolução, designadamente os resultados relativos à iniciativa «Verão com Ciência» e à participação de Portugal no estudo comparado “Labour Market Relevance And Outcomes.

Promovido com a Direcção Geral do Ensino Superior (DGES), em articulação com as instituições de ensino superior e empregadores públicos e privados, o programa «SKILLS 4 pós-covid – Competências para o futuro», visa “apoiar as instituições de ensino superior e enfrentar os desafios induzidos pela Covid-19 e reforçar a sua resposta às oportunidades de valorizar o conhecimento científico e às necessidades do mercado de trabalho”.

Identificar os principais constrangimentos, desafios e oportunidades; antecipar o papel que as instituições de ensino superior terão no período pós-covid; e identificar e fomentar novas abordagens nos mais diversos níveis de funcionamento e organização, são as acções prioritárias contidas no programa «SKILLS 4 pós-covid». Que, segundo o documento, “permitirá delinear de forma assertiva e consistente” um programa de acção destinado a “mitigar e corrigir eventuais falhas em matéria de capital humano, assegurando um planeamento oportuno das prioridades a estabelecer na reconfiguração das ofertas educativas no médio prazo.

Na sessão realizada na Aula Magna do Politécnico de Viseu, foram ainda apresentados os resultados de várias «Escolas de Verão» realizadas em sete politécnicos: Cávado e Vale do Ave, Leiria, Portalegre, Porto, Tomar, Viana do Castelo e Viseu. O abandono do ensino superior, a energia, a saúde, a economia do mar, as tecnologias da informação e comunicação, o turismo e a economia circular, até a processos de inovação pedagógica, como o da avaliação do impacto da pandemia no ensino a distância no ensino superior, foram algumas das áreas abordadas.

O presidente do Politécnico de Viseu, João Monney Paiva, sublinhou a forma como os professores da instituição, em particular, se mobilizaram prontamente para colaborar numa iniciativa que, para lá do complemento financeiro aos rendimentos dos estudantes, aproximou diferentes áreas com várias propostas multidisciplinares.

A sessão contou com a participação, via online, do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Simões.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.