«Mais Centro» aprova financiamento de 1,3 milhões ao Politécnico de Viseu

Julho 29, 2014 | Educação

O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) viu recentemente aprovada a candidatura de três projetos de grande dimensão ao “Programa Mais Centro”, no valor de 1.359 mil euros, no âmbito do “eixo prioritário 1 – Competitividade, Inovação e Conhecimento”, que visa a adaptação, renovação, atualização e expansão de equipamentos científicos e respetivas infraestruturas de instituições científicas e tecnológicas.

As candidaturas foram formuladas em dezembro de 2013 e são comparticipadas em 85% pelos fundos estruturais do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Os contratos de financiamento foram assinados entre o presidente do IPV, Fernando Sebastião, e a Comissão Diretiva da CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, no passado mês de junho.

O montante atribuído ao IPV contempla os projetos: «WBPTech_Tecnologias de Processamento de Derivados de Madeira Inovadores», «Unidade Científica de Apoio à Ovinicultura (Ovislab)», e «Expansão da Capacidade de Intervenção Científica em Valorização Material e Energética de Resíduos». E visam o reforço de competências e de condições físicas e de materiais de apoio ao desenvolvimento de atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico. Têm a sua implementação calendarizada, maioritariamente, para o ano em curso, estendendo-se ainda por 2015.

Através do primeiro projecto, O IPV pretende fortalecer as capacidades/competências do DEMad – Departamento de Engenharia de Madeiras, colocando-as ao serviço da IDT (Investigação e Desenvolvimento Tecnológico) nas indústrias dos setores da transformação de madeira e da produção de mobiliário, criando comdições para que o CITEM (Centro de Investigação Tecnológica em Engenharia de Madeiras), se torne numa estrutura autónoma no interior do LTIMM (Laboratório de Tecnologias das Indústrias da Madeira e Mobiliário).

O projeto “Expansão da Capacidade de Intervenção Científica em Valorização Material e Energética de Resíduos”, consiste em expandir e consolidar, através da aquisição de equipamento científico, a capacidade de intervenção científica atualmente disponível no Departamento de Ambiente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu.

O “Ovislab” tem como o principal objetivo a realização de investigação aplicada, contemplando o estudo integrado das questões sanitárias, produtivas, de rentabilidade, ambiente e bem-estar animal, potenciando a competitividade e respondendo às questões que colocam em causa a sua sustentabilidade.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.