Laboratório móvel das ciências chega a mais de 4.000 alunos em Viseu Dão Lafões

Outubro 6, 2020 | Educação

Está apresentado, e já na estrada, o Laboratório Móvel das Ciências – Viseu Dão Lafões. É mais um projecto da CIM Viseu Dão Lafões, inédito no país, que dá continuidade à aposta na valorização da Escola, na sequência do trabalho que esta Comunidade Intermunicipal tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos, junto da comunidade educativa dos 14 municípios que integram o território. E vai chegar a mais de 4.000 alunos do 3.º e 4.º ano do 1.º CEB, e a cerca de 200 professores. Ao todo, são 285 as acções previstas, todas com a duração de 90 minutos.

Projectado no âmbito do «Plano de Promoção do Sucesso Educativo em Viseu Dão Lafões», no qual a CIM já investiu ao longo dos últimos anos mais de 5 milhões de euros, o Laboratório Móvel das Ciências – Viseu Dão Lafões, este a registar um investimento de 175 mil euros – montante que inclui o autocarro e os seus conteúdos – vai percorrer todos os Agrupamentos de Escolas dos 14 municípios integrantes deste organismo intermunicipal durante o período lectivo, mantendo-se em permanente itinerância por todo o território Viseu Dão Lafões.

Durante o período lectivo, o foco recairá no domínio tecnológico, programação e robótica, permitindo aos alunos planear, programar, criar e testar as suas soluções através de atividades participativas e colaborativas, familiarizando-se com as linguagens de programação, de modo a que a robótica seja entendida como mais uma ferramenta ao serviço do aluno e da aprendizagem.

Cada acção terá a duração de 90 minutos. Tempo que demorará a ser desenvolvido o modulo temático central «Fábrica de Robots», sendo que o docente poderá optar por mais um tema à escolha entre: «Corpo Humano» (conjunto de experiências de aprendizagem que permitem aos alunos conhecer o seu corpo); «Fenómenos Atmosféricos e Alterações Climáticas» (compreensão de diferentes fenómenos meteorológicos e atmosféricos com recurso a componentes tecnológicos); «Engenhos e Engenhocas» (actividades de construção de mecanismos e máquinas simples, empregando processos de transmissão e conservação de movimento que permitem associar diferentes áreas temáticas e disciplinares); e «A Nossa Escola no Cosmos» (a compreensão dos fenómenos responsáveis pelas estações do ano, pelas fases da Lua, pelos dias e noites, bem como a identificação e reconhecimento da diversidade de corpos celestes, do Sistema Solar e os seus constituintes, e da localização da Terra no espaço).

Já nos períodos de interrupção lectiva, o autocarro permanecerá três dias em cada um dos municípios da CIM Viseu Dão Lafões, permitindo que crianças, em contexto de férias escolares, possam também, desfrutar desta experiência única.

“Sabendo que ambientes pedagogicamente inovadores fomentam o desenvolvimento do conhecimento e de competências, colocamos, ao dispor dos alunos do nosso território, através do Laboratório Móvel das Ciências – Viseu Dão Lafões, um ambiente pedagógico arrojado, com materiais e conteúdos estimulantes, potenciando assim as capacidades dos nossos alunos, ao mesmo tempo que acrescentamos valor ao processo de ensino e aprendizagem. Neste espaço, os alunos, terão à sua disposição material complementar e conteúdo estimulante, que aguçará o seu gosto pela escola e pela aprendizagem”, sublinhou o presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Rogério Mota Abrantes, na apresentação do autocarro, em sessão que decorreu no Parque Urbano de Tondela.