Escola Profissional de Tondela impulsiona fixação de jovens na região

Outubro 26, 2017 | Educação

A Escola Profissional de Tondela tem-se vindo a afirmar, no contexto local e regional, como uma mais-valia na oferta formativa de ensino secundário e, mais recentemente, também de terceiro ciclo. Centenas de formandos já passaram pela instituição, justamente reconhecida como escola de referência pela qualidade e eficácia profissional, demonstradas pelos jovens diplomados que integraram o mercado de trabalho, bem como pelas elevadas taxas de empregabilidade.

Ao longo dos seus vinte e quatro anos de existência, a EPT tem desenvolvido uma intensa e profícua actividade educativa/formativa e promovido a qualificação de um número muito significativo de quadros intermédios. A qualificação destes jovens tem contribuído, de forma decisiva, não só para a fixação de mão-de-obra qualificada na região e para o combate ao insucesso escolar, como também para o impulso dado à economia e, consequentemente, à melhoria da qualidade de vida dos próprios jovens.

A EPT investe numa formação que valoriza a aquisição e o domínio de conhecimentos, as competências, as atitudes e os valores, sendo notório o esforço da instituição em centrar a componente formativa em áreas técnicas essenciais ao tecido produtivo. Um princípio que torna a missão do estabelecimento de ensino profissional ainda mais relevante no contexto local e regional. O objectivo, segundo os seus responsáveis, é criar condições “para que os jovens possam atingir no desempenho da sua actividade profissional, níveis de excelência, quer como cidadãos, quer como técnicos”.

 

CURSOS DIVERSFICADOS

Criada em Julho de 1993, a EPT tem contribuido, ao longo dos anos, para diminuir o abandono escolar precoce e/ou para a reorientação do percurso escolar dos jovens com Cursos Vocacionais. E, recentemente, com os Cursos de Educação e Formacao-CEF, do 3.o Ciclo, de Mecânica de Automóveis Ligeiros e Eletricista de Instalações. Ministrou também qualificações em Cursos de Especialização Tecnológica-CET.  Possui também experiência em áreas formativas como a EFA (Educação de Formação de Adultos) e UFCD (Unidades de Formação de Curta Duração). Actualmente possui o Centro Qualifica, que estende a sua acção a Tondela e a outros concelhios limítrofes.

No contexto da sua própria evolução, a EPT obteve autorizações prévias de funcionamento para os seguintes cursos: Técnico de Energias Renováveis; Técnico de Instalações Elétricas; Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos; Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos; Técnico de Contabilidade; Técnico de Proteção Civil; Técnico de Vendas; Técnico de Apoio à Gestão Desportiva e Técnico de Produção Agrária.

 

APRENDER EM CONTEXTO DE TRABALHO

 

Para o sucesso que tem vindo a conquistar, a Escola Profissional de Tondela tem contado, em larga medida, com uma rede de parcerias relevante para a prossecução dos seus objectivos. Presta ainda apoio e colaboração a diferentes entidades. Participa em ações para a criação de novas empresas, organiza junto do mundo empresarial ações de divulgação das potencialidades dos seus formandos e empenha-se na sua formação em contexto de trabalho que permita, mais tarde, terminada a formação, a possibilidade de recrutamento.

“Esta instituição participa em muitas ações levadas a efeito pelas entidades locais e regionais, tendo em vista a implementação de novas empresas e a consequente criação de novas oportunidades de trabalho; organiza ações específicas direcionadas às empresas, com o objectivo de dar a conhecer as potencialidades da formação dos formandos; e empenha-se na colação destes em em empresas para formação em contexto de trabalho que permita, mais tarde, terminada a formação, a possibilidade de recrutamento dos mesmos”, explica a ET.

Segundo a instituição de ensino profissional, a sintonia existente com o tecido empresarial, e a formação dos jovens em Contexto de Trabalho e Prática Simulada, realizados em empresas e instituições da região, permite a muitos dos alunos envolvidos atingir a meta maior que é a obtenção do seu primeiro emprego.

FORMAÇÃO ABRANGENTE

No contexto de adaptação ao mercado, a EPT ministra formação a jovens (qualificação inicial), mas também a adultos desempregados e activos (formação ao longo da vida). O que a leva a definir como prioritários o cursos das famílias profissionais de Eletricidade e Eletrónica; Mecânica/Manutenção Industrial; Mecânica Automóvel; Hotelaria e Turismo; Informática; Serviços de Apoio Social e Administração. Tem ainda autorização para ministrar Contabilidade; Energias Renováveis; Comércio; Produção Agrícola e Animal; Proteção de Pessoas e Bens (Proteção Civil) e Desporto.

No ano lectivo em curso (2017/18), a Escola Profissional de Tondela tem a decorrer os seguintes cursos: Técnico de Manutenção Industrial (variante de Eletromecânica); Técnico de Mecatrónica; Técnico de Desporto; Técnico de Informática de Gestão; Técnico de Restauração (variante de Restaurante/Bar); Técnico de Restauração (variante de Cozinha/Pastelaria; Técnico de Manutenção Industrial (variante de Mecatrónica Automóvel); Técnico de Informática de Gestão; e Animador Sociocultural.

 

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.