Escola Grão Vasco reabilitada. Finalmente!…

Setembro 30, 2019 | Educação

Em dia de aniversário, meio século depois, a Escola Grão Vasco teve, finalmente, a prenda há muito sonhada: a reabilitação esperada por toda a comunidade educativa, depois de uma intervenção que custou cerca de 1,3 milhões de euros. “Emocionado” no dia da inauguração, e perante antigos e actuais alunos, o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, recordou o “longo período de reivindicação de novas instalações por parte de toda a comunidade, e no qual participou ao longo dos últimos 15 anos, enquanto desempenhou cargos governativos”.

“Estava longe de pensar que depois de ter acompanhado e me ter empenhado durante tanto tempo na reabilitação desta escola, estaria aqui a reinaugurá-la na qualidade de Presidente da Câmara”, relembrou Almeida Henriques, sublinhando que assim “vale a pena o esforço que colocamos no dia-a-dia nas nossas funções”. Por isso, “este é daqueles momentos que nos emocionam”.

Apesar de “feliz e emocionado” com este desfecho, o Presidente da Câmara não escondeu a “mágoa” pelo facto de o Estado Central não ter cumprido o que acordou com a Câmara de Viseu. E assim justificou o facto de não ter convidado nenhum membro do Governo para a inauguração.

“Enviei vários ofícios ao Ministro da Educação e é com mágoa que digo que não tive resposta. Não tivemos aquilo a que tínhamos direito. Tinha ficado bem ao Estado Central honrar o que foi acordado, ou seja, pagar parte da contrapartida nacional”, lamentou Almeida Henriques.

Inês Campos, Diretora do Agrupamento de Escolas Grão Vasco, destacou o “trabalho de todos” ao longo dos 50 anos de existência da escola, enquanto Arnaldo Pereira, Presidente do Conselho Geral, agradeceu o empenho do Presidente da Câmara na reabilitação que foi levada a cabo e que proporcionou melhores condições a toda a comunidade educativa.

Sede do agrupamento com o mesmo nome, a Escola Grão Vasco vai ainda beneficar, com o prometido apoio da Câmara Municipal de Viseu, da reabilitação do polivalente desportivo.