Ensino do Mandarim arranca na Secundária Viriato

Julho 19, 2015 | Educação

O Ministério da Educação e Ciência, através da DGEstE – Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, vai avançar, já no ano lectivo de 2015/2016, com o projecto- piloto do ensino do Mandarim como Língua estrangeira III para alunos que vão frequentar o 10º ano de escolaridade do ensino secundário em 23 unidades orgânicas da escola pública. “Na região de Viseu, a Escola Secundária Viriato foi o estabelecimento seleccionado para ministrar este ensino”, congratula-se o director, Carlos Borges Oliveira.

Numa primeira fase, o ensino do Mandarim irá abranger entre 400 a 500 alunos do 10.º ano de escolaridade dos Cursos Científico-Humanísticos do Ensino Secundário em todo o país, e envolve o envio para Portugal de 20 professores, de acordo com um protocolo assinado entre o Ministério da Educação e Ciência (MEC) e o Instituto Confúcio (Hanban) da República Popular da China. Segundo o MEC, O número de alunos e os cursos a abranger poderá crescer nos próximos anos.

Para implementar o projecto de ensino de Mandarim nas 23 unidades orgânicas seleccionadas, o MEC conta também com o apoio das instituições de Ensino Superior e do Centro Científico e Cultural de Macau.

Já publicado em Diário da República, o Despacho que cria a oferta do ensino do Mandarim como opção de Língua Estrangeira III no currículo dos Cursos Científico-Humanísticos do Ensino Secundário, determina que para a aprovação desta opção em cada uma das escolas, serão necessários no mínimo 20 alunos por turma.

Para a selecção das escolas secundárias concorreram, segundo o MEC, “a disponibilidade por elas manifestada para integrar o projecto, e os critérios de dispersão geográfica e de proximidade de instituições de ensino superior”.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.